Fundador da maior gestora mundo conta onde você está errando ao investir

John Bogle ainda comenta onde ele investe seu dinheiro

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – John Bogle é uma das pessoas mais famosas do mercado nos EUA, e isso por ser o fundador do Vanguard Group, a maior companhia de fundos mútuos do mundo, com mais de US$ 3 trilhões sob gestão. A gestora é famosa em todo o mundo por seus fundos de índice de baixo custo. Em entrevista ao site Business Insider, Bogle contou onde a maior parte dos investidores erra e onde ele mesmo aplica.

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui.

Para o gestor, o maior erro das pessoas ao aplicar é acreditar que o passado garante o futuro. “Eles (os investidores) acreditam que quando um fundo se saiu bem, ele vai se sair bem no futuro. Isso é inocente e contraproducente”, comenta.

O executivo sempre foi defensor da simplicidade na hora de investir. De acordo com ele, os títulos de renda fixa servem para trazer menos volatilidade à carteira, enquanto as ações trazem a oportunidade de maior crescimento.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ele acredita que os fundos de índice são a melhor maneira para começar a investir. “O mercado de ações traz uma taxa de retorno fora de controle. Com um fundo de índice, você vai capturar o retorno total e o custo será muito baixo”, aponta Bogle. Para ele, muitas pessoas não escolhem essa opção por superestimarem a habilidade em acreditar que vão se sair melhor que as outras pessoas.

Em relação a seus investimentos, ele conta que tudo começou em 1951. Ele não tinha dinheiro na época e começou a trabalhar e aplicar em um fundo de pensão. Cerca de 15% do salário dele ia para esse fundo na épica da faculdade. Desde então, ele passou a aplicar fielmente em fundos de índice, os quais defende e recomenda.

O gestor acredita que o investidor comum não deve se distrair com os movimentos do dia a dia do mercado, pois isso só seria “uma grande distração”. “Quanto menos você olhar o mercado, melhor estará… Olhar para o preço das ações todo dia distrai do real intuito”, aponta. O investidor deve entender, na visão de Bogle, que não é o mercado que traz retorno, mas sim bons negócios.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação

Descubra qual é a aplicação financeira de risco baixo mais rentável

Milhões de brasileiros investem errado em previdência; é o seu caso?

Imóvel é sempre bom negócio? Teste mostra que alugar é melhor

Seu carro facilmente lhe custa R$ 2.500 por mês. Duvida?

Qual é o melhor CDB: pré, pós ou indexado à inflação? Planilha mostra

Planeja investir no Tesouro Direto? Ebook gratuito mostra o caminho

Quanto custa realizar cada um de seus sonhos? Descubra