7 armadilhas criadas por seu cérebro que podem destruir seus investimentos

Investir bem nem sempre é uma decisão instintiva

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Não adianta você pensar que é uma pessoa totalmente racional, seu cérebro não irá ajudar nessa tarefa. Isso acaba afetando o comportamento em muitos campos, entre eles, o dos investimentos. O colunista do site Business Insider Sam Ro listou sete comportamentos que podem atrapalhar na hora de tomar decisões de investimento.

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui.

1 – Confiança demais
Ter muita confiança é um dos conceitos mais óbvios da psicologia financeira. Isso acontece quando você coloca muita confiança em sua habilidade em predizer suas decisões de investimentos. Isso também pode acontecer quando os investidores não diversificam o suficiente também.

2 – Ficar preso
Ficar preso em uma ideia de investimento é um problema parecido com o excesso de confiança. Por exemplo, você tem uma decisão de investimento tomada com base nas informações da época. Depois de um tempo, o cenário muda e você, ao invés de repensar, segue preso à sua antiga análise.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

3 – Representatividade
Uma companhia pode anunciar excelentes resultados. Como resultado, você assume que os próximos números também serão muito bons. Esse erro cai no comportamento financeiro chamado de representatividade: você acha que uma coisa significa outra.

4 – Aversão a perdas
A relutância em aceitar uma perda pode ser um erro fatal. Por exemplo, um de seus investimentos pode recuar 20% por uma boa razão. A melhor decisão, nesse caso, seria embolsar a perda e seguir em frente, mas você não consegue parar de pensar que a ação pode voltar a subir. Isso pode levar a um comportamento próximo do apostador que gasta mais e mais na esperança de conseguir recuperar seu dinheiro.

5 – Arrependimento
Como você negocia no futuro é geralmente afetado pelo resultado de seus últimos trades. Por exemplo, você pode ter vendido uma ação com um ganho de 20% e ela ter subido mais ainda depois. Aí você pensa consigo mesmo “se ao menos eu tivesse esperado”. O principal erro pode ser deixar de investir ou ser conservador demais com medo de se arrepender depois.

Continua depois da publicidade

6 – Dependência de quadro
A habilidade de tolerar risco deve ser determinada pelas circunstâncias financeiras pessoais, horizonte de investimento e o portfólio. O conceito de dependência de quadro se relaciona com a tendência de mudar a tolerância de risco baseado na direção do mercado. Isso, eventualmente, faz os investidores venderem barato e comprarem caro.

7 – Mecanismos de defesa
Algumas vezes você perderá dinheiro. É claro que não é sua culpa, certo? Mecanismos de defesa em forma de desculpas são relacionados com o excesso de confiança. Veja algumas desculpas muito comuns:

“Se apenas”: Se apenas aquela coisinha não tivesse acontecido, eu estaria certo. Infelizmente você não pode provar isso.

“Quase certo”: algumas vezes, chegar perto não é o suficiente.

“Nunca havia acontecido”: infelizmente, os mercados podem permanecer irracionais por mais tempo do que nós podemos permanecer solventes.

Leia também:

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação

Descubra qual é a aplicação financeira de risco baixo mais rentável

Milhões de brasileiros investem errado em previdência; é o seu caso?

Imóvel é sempre bom negócio? Teste mostra que alugar é melhor

Seu carro facilmente lhe custa R$ 2.500 por mês. Duvida?

Qual é o melhor CDB: pré, pós ou indexado à inflação? Planilha mostra

Planeja investir no Tesouro Direto? Ebook gratuito mostra o caminho

Quanto custa realizar cada um de seus sonhos? Descubra