E-book gratuito mostra como investir para se tornar um milionário

A ideia é simples: iniciar os passos ensinados no livro aos 25 anos e se aposentar com US$ 1 milhão na conta

Lys Silva

Publicidade

SÃO PAULO – O e-book ‘If You Can: How Millennials Can Get Rich Slowly’ (Se você consegue: como a geração milênio pode ficar rica aos poucos – em tradução livre) começa dizendo: “Você acreditaria se eu dissesse que há uma estratégia de investimento que uma criança de sete anos de idade poderia compreender, que irá lhe tomar 15 minutos de trabalho por ano, e torná-lo um milionário a longo prazo?”

William Bernstein, autor do e-book, propõe que, ao começar a guardar e investir 10% do salário em aplicações que rendam, no mínimo, 5% ao ano nominal, com 25 anos, quando chegar aos 65 será possível ver uma bela quantia na conta bancária e ter a aposentadoria dos sonhos.

O autor explica ainda que, além do primeiro passo que é economizar e deixar de gastar tanto dinheiro com supérfluos, é preciso superar outras quatro barreiras para chegar ao objetivo final.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

1 – Entender o mundo das finanças
Bernstein explica que, tentar poupar e investir sem um conhecimento da teoria e da prática das finanças é como aprender a voar sem apreender as noções básicas de aerodinâmica, sistemas de motores, meteorologia, e o risco aeronáutico de gestão. “Eu não estou sugerindo que você faça um MBA ou mesmo que leia um grande e maçante livro de finanças. Mas que, considere que, a essência das finanças científica, de fato, é notavelmente simples e pode ser adquirida”, escreve.

2 – Conhecer a história do mercado financeiro
Diferente de entender como o mercado funciona, entender sua história é ser capaz de enxergar e prever situações que já se repetiram no passado e, no caso de serem boas, segui-las e, no caso de enrascadas, evita-las.

3 – Superar o seu maior inimigo: você mesmo
Segundo William, os seres humanos simplesmente não são projetados para gerir os riscos a longo prazo. “Durante centenas de milhares de anos de evolução humana, e ao longo de centenas de milhões de anos de desenvolvimento animal, evoluímos para pensar sobre risco como um fenômeno de curto prazo. Nós certamente não fomos concebidos a pensar sobre o risco financeiro em seu horizonte de tempo adequado, que é várias décadas. Saiba que, de vez em quando, você vai perder grandes quantias de dinheiro no mercado de ações, mas estes são geralmente eventos de curto prazo. O risco real que enfrentamos é que você vai ser achatado pela vida moderna do elefante financeiro: a incapacidade de manter uma disciplina rigorosa de longo prazo na poupança e investimento”.

Continua depois da publicidade

4 – Fugir dos monstros que povoam o mercado financeiro
Para o autor do livro, é preciso estar atento aos “monstros” do mercado financeiro, que, nada mais são, do que maus palpiteiros. “Eles não se parecem com monstros; em vez disso, eles aparecem na disfarce de um primo ou um velho amigo da faculdade. Eles também são monstros auto-iludidos; muitos “profissionais de finanças” nem sequer percebem que eles são moralmente deficientes, uma vez que, a fim de se vender eles tiveram que criar para si próprios uma história sobre como eles realmente estão ajudando seus clientes. Mas mesmo eles sendo capazes de enganarem os outros e muitas vezes a si mesmos, certifique-se que eles não vão enganá-lo”.

O livro ‘If You Can: How Millennials Can Get Rich Slowly’ (Se você consegue: como a geração milênio pode ficar rica aos poucos – em tradução livre) está disponível, na integra, neste link, divulgado pelo próprio autor.