Fundos de participação chegam a render até 10% ao ano mais a inflação

Os FIP são fundos conhecidos pela participação ativa nas empresas em que investem – muitas vezes os gestores fazem parte do conselho de administração e influenciam nas decisões da companhia

Eduardo Tavares

Publicidade

SÃO PAULO – Os fundos de investimento em participações (FIP) são uma alternativa que pode garantir um retorno bastante atrativo para investidores que procuram diversificação e um nível um pouco maior de sofisticação nas aplicações.

Os FIP são conhecidos pela participação ativa nas empresas em que investem – muitas vezes os gestores fazem parte do conselho de administração e influenciam nas decisões da companhia. Além de investir na compra de participações de empresas, muitos FIPs adquirem projetos ou empreendimentos imobiliários. Na prática, o investidor de um FIP entra como um sócio para financiar projetos de longo prazo de olho em um retorno acima da média das aplicações tradicionais. Como o risco e o prazo do investimento são maiores, quem aplica exige uma rentabilidade atrativa.

Como contrapartida aos elevados riscos, a gestora Camargue Capital Partners promete um retorno de 10% acima da inflação para quem compra cotas do FIP Vera Cruz, estruturado no final de 2014 e cujos recursos serão usados para erguer três empreendimentos em Santa Catarina. A reportagem completa sobre os FIP está na edição 56 da Revista InfoMoney. Assine agora!