Investidor deve dar “graças a Deus” por morar no Brasil, diz especialista

Especialista comenta que os juros altos garantem boa rentabilidade em investimentos conservadores

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Chegar aos 50 anos sem dinheiro guardado e sem saber como viver bem na aposentadoria é uma realidade que, infelizmente, faz parte da vida de muitos brasileiros. No entanto, a CFP, planejadora financeira certificada pelo IBCPF, Myriam Lund, deixa claro que nada está perdido: “Quem está nessa faixa etária tem que dar graças a Deus que mora no Brasil, onde aplicações conservadoras têm altas taxas de rentabilidade por conta dos juros altos”.

A especialista comenta que, com os juros bem acima da inflação, o ganho real de investimentos bastante conservadores é elevado e pode ajudar pessoas mais velhas a terem uma aposentadoria melhor. “Nessa faixa etária, o investidor não deve procurar altos riscos, uma vez que o prazo de seus investimentos é mais limitado, mas existe uma série de investimentos que permitem um ganho maior que a poupança com a mesma segurança”, explica Myriam.

Investimentos
A planejadora financeira lista cinco boas opções de investimento com baixo risco e alta rentabilidade para quem já está perto da aposentadoria e busca formar uma reserva financeira.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A primeira opção sugerida é o CDB (Certificado de Depósito Bancário). “Com a taxa de juros acima da inflação, fato que não ocorre na maioria dos países, um título como o CDB atrelado ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário) acaba tendo um ganho real forte, favorecendo as pessoas com mais idade”, aponta a especialista.

Outro ponto elogiado desse investimento é a liquidez diária do investimento, o que pode ser bom caso a pessoa precise sacar em alguma emergência. Além disso, o CDB é garantido pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), para investimentos de até R$ 250 mil.

Os fundos DI também são uma opção semelhante ao CDB, de acordo com a especialista. Mas é preciso ficar atento às taxas de administração, que não podem passar de 1%.

Continua depois da publicidade

As LCI (Letras de Crédito Imobiliário) e LCA (Letras de Crédito do Agronegócio) são elogiadas pela especialista também por conta de sua boa rentabilidade e proteção do FGC. O principal destaque dessa aplicação é sua isenção de Imposto de Renda. Myriam, contudo, destaca que essa isenção pode acabar em um futuro próximo.

Outra opção para investidores que começaram a pensar na aposentadoria com mais de 50 anos é o Tesouro Direto – programa de compra e venda de títulos emitidos pelo governo federal. Segundo a planejadora financeira, neste caso, as LFT (Letras Financeiras do Tesouro) são interessantes devido ao baixo risco de crédito, pouca volatilidade e boa rentabilidade no cenário de juro alto como agora.

Para diversificar os investimentos, fundos de renda fixa também são uma alternativa destaca por Myriam Lund. Nesse caso, a planejadora financeira aponta que é importante pesquisar bons fundos e procurar taxas de administração mais baixas.

Planejamento
Mesmo buscando bons investimentos, a especialista deixa claro que é importante ter um bom planejamento financeiro, em especial as pessoas que chegaram à faixa dos 50 anos sem nenhum dinheiro poupado. “É importante planejar o gasto de dinheiro, deixa de gastar com muita besteira, uma vez que esse dinheiro pode ser aplicado e ajudar a conquistar a independência financeira na aposentadoria”, aponta.

Contribuir com o INSS também é um conselho da especialista para quem quer diversificar suas receitas na aposentadoria, uma vez que é sempre importante garantir a maior quantidade de dinheiro possível.

Myriam Lund ministrará uma palestra amanhã (10) na Semana Nacional de Educação Financeira, intitulada “Saúde Financeira para maiores de 50” às 14h no Rio de Janeiro, no Hotel Porto Bay Rio International. Para mais informações, clique aqui.