Saiba como escolher um bom fundo de investimento

Diferentes categorias de investimento necessitam diferentes analises para a tomada de decisão

Equipe InfoMoney

Publicidade

Texto de  Charles Susskind, planejador financeiro pessoal com certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros. Charles é sócio da CMS Invest.

A escolha de um fundo de investimento poderá fazer grande diferença no valor que você terá no futuro. A comodidade na escolha de seus investimentos pode impactar significativamente no valor que você terá disponível ao longo do tempo.

Porém, diferentes categorias de investimento necessitam diferentes analises para a tomada de decisão. Antes de falar de dados de algumas categorias, algumas informações são importantes para todos.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os fundos são controlados por três personalidades jurídicas principais e com diferentes funções:

– Gestor: é o responsável pela tomada de decisão de investimento, seguindo o regulamento do fundo;

– Administrador: é o responsável pelo controle diário do fundo. É obrigação do administrador garantir que as operações efetuadas pelo gestor estejam de acordo com o regulamento do fundo. É o responsável pelo cálculo da rentabilidade a cada dia. Também é o dono legal do fundo, sendo o responsável por ressarcir os investidores em caso de operações irregulares dos gestores que venham a gerar prejuízos.

Continua depois da publicidade

– Custodiante: Faz a guarda dos ativos que compõem o fundo.

Um mercado pouco conhecido pela maioria dos investidores são os gestores independentes, não ligados a nenhum banco. Estes fundos não costumam carregar nenhum título de dívida do gestor, portanto o risco do fundo está na tomada de decisão dos gestores. O investidor não corre nenhum risco financeiro em caso de quebra do gestor. O risco está nas posições que o fundo carrega em sua carteira.

Um quarto participante do mercado é quem pode lhe ajudar na tomada de decisão: o Distribuidor. Este participante não tem nenhuma influência na tomada de decisão dos investimentos do fundo, é uma entidade isenta que pode ajudá-lo a encontrar boas opções de investimento entre diferentes gestores, inclusive os independentes, de acordo com seus objetivos.

Falando um pouco das diferentes opções, quando olhamos fundos que seguem um referencial de mercado como os Referenciados DI, Fundos de Inflação ou Fundos de Ações Passivo, um dos pontos principais é avaliar a taxa de administração cobrada. Como estes fundos seguem de forma muito próxima seus benchmarks (em sua maioria, o CDI, IMA-B ou Ibovespa), a taxa cobrada pode ter maior impacto no resultado do que a gestão. Importante analisar o histórico destes fundos e sua aderência em relação aos seus respectivos benchmarks.

Apesar da maior parte do patrimônio dos fundos DI ou IMA-B estar carregado de títulos do governo, é importante verificar a carteira dos fundos que podem carregar crédito privado, pois em caso de inadimplência de um título de crédito privado, pode-se levar a perdas irreversíveis de parte do patrimônio do fundo.

Quando evoluímos para fundos mais ativos como os Multimercados e Fundos de Ações Ativos, a taxa de administração passa a ser uma questão secundária, sendo que a qualidade de gestão é o ponto principal na capacidade de gerar bons resultados no médio e longo prazo.

Entre os principais pontos a serem avaliados cuidadosamente na tomada de decisão para que você invista em fundos que condizem com seu apetite ao risco, avalie a volatilidade histórica do fundo. Quanto maior a volatilidade, maior a expectativa de retorno e consequentemente maior o risco de perdas assumido pelo fundo. Para exemplificar numericamente, os fundos DI (sem crédito privado) tem volatilidade abaixo de 0,10%. Fundos de Inflação atrelados ao IMA-B teve nos últimos 5 anos uma volatilidade acima de 5% com picos superando os 10% e o Ibovespa com volatilidade acima de 20% e picos superiores a 30%.

Outro dado importante na análise dos Fundos de Investimento é o Drawdown. Este dado mostra as perdas que o fundo teve ao longo de sua existência. Quando se olha a rentabilidade anual ou mensal de um fundo, não é possível encontrar quedas que ocorreram num curto espaço. Este dado pode ser decisivo para que o investidor entenda melhor o risco que está correndo para ter certeza que o fundo escolhido esteja de acordo com o perfil de risco desejado.

Não esqueça de ler o regulamento e de avaliar a lâmina dos fundos que deseja investir, onde poderá encontrar a rentabilidade histórica, informações da liquidez em caso de resgate, taxas cobradas entre outras informações. Quanto mais informações se obter do fundo que deseja investir, melhores as chances de investir corretamente. Um distribuidor pode lhe ajudar a obter estas informações para sua tomada de decisão.

Aproveitamos para recomendar três sites onde se pode aprender mais sobre Fundos de Investimento assim como compara-los e avaliar seus dados históricos:

www.comoinvestir.com.br, https://www.comparacaodefundos.com, e http://www.xpi.com.br/produtos/fundos-de-investimento/compare-os-fundos.aspx

Saia da zona de conforto, pois se você não se preocupar em rentabilizar seu dinheiro, estará deixando rendimento de seu patrimônio para trás. A comodidade pode ser um grande inimigo para o seu futuro.

Bons Investimentos

O texto reflete as opiniões do autor. O Infomoney não se responsabiliza pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.