Saiba como os ricos pensam na hora de aplicar o dinheiro

Colunista afirma que ser otimista em relação à economia é o que explica a diferença entre pessoas de sucesso investindo e pessoas sem sucesso

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Quem conseguiu ficar rico com os investimentos costuma servir de inspiração para aqueles que também almejam conquistar a independência financeira. Mas como investem os ricos? O colunista do site MarketWatch, Paul Merriman, explicou algumas diferenças.

Para ele, uma das principais diferenças na forma de investir dos ricos é a maneira como compram ações. Merriman ressalta que adquirir apenas algumas ações individualmente não costuma ser a estratégia das pessoas ricas. Quem tem muito dinheiro, diz ele, prefere comprar fundos mútuos, especialmente os de índice.  “Não é difícil entender que os ricos têm milhares de ações enquanto os pobres têm apenas algumas”, aponta.

O colunista cita ainda um artigo publicado no site TheWeek, que diz que as pessoas ricas preferem companhias produtivas enquanto as pobres compram “caroços brilhantes de metal”, em referência ao ouro. Uma pesquisa realizada nos EUA descobriu que os americanos com mais renda estão mais propensos a investir em ações e imóveis, enquanto aqueles que têm menos de US$ 30 mil de renda anual acha que ouro é a melhor opção para o longo prazo.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para o especialista, a grande diferença é que as empresas listadas em bolsa costumam pagar dividendos com regularidade e crescem produzindo coisas que as pessoas querem e necessitam. Já o ouro “fica parado esperando alguém dizer quem quer pagar mais por ele”, compara.

Além disso, mesmo que muitos ricos estejam longe do mercado de ações desde 2008, há uma grande diferença de atitude entre os eles e os “não-tão-ricos”. Investir em imóveis, por exemplo, requer mais do que a habilidade para fazer uma hipoteca. Quando a pessoa investe em imóveis ou em ações, ela está sendo otimista. No entanto, quando investe em ouro, a pessoa está sendo mais do que pessimista: “Ouro é uma moeda para desastres que vai ter valor mesmo se uma sociedade como a do filme “Mad Max” acontecer. Ouro reflete um hedge contra o potencial colapso da ordem existente”, destaca.

Em outras palavras, o colunista afirma que, mesmo o ouro sendo visto por muitas pessoas como uma commodity glamorosa associada com riqueza, ele é, na verdade, um investimento para pessimistas. “Investidores de sucesso – e otimistas – são aqueles que apostam que o progresso da humanidade vai continuar. Apostar contra o progresso ao investir em ouro é, essencialmente, nadar contra a corrente”, afirma Merriman.