Fundo que compra opções de venda do Ibovespa rendeu 74% em 2 anos

O fundo Momentum Private, da BB DTVM adota uma estratégia de comprar opções de venda do Ibovespa

Diego Lazzaris Borges

Publicidade

SÃO PAULO – Bolsa em queda nem sempre significa menos dinheiro na conta dos investidores. Isso porque existem estratégias que se beneficiam das perdas do mercado acionário para trazer rentabilidade a quem investe.

É o caso do fundo Momentum Private, da BBDTVM (Banco do Brasil Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários), que adota a estratégia de comprar opções de venda do Ibovespa, conhecidas como “puts”. Com isso, a tendência é que o fundo tenha valorização quando o índice recua, e perdas se o índice se valoriza.

Como nos últimos 2 anos o Ibovespa desvalorizou quase 20%, o fundo apresentou desempenho oposto e subiu 74,4% (até o dia 3 de abril). Já nos últimos 12 meses a valorização do Momentum Private foi bem menor, de 5,38%. Nos primeiros 3 dias deste mês, o fundo do BB desvalorizou 6,92%, impactado pela alta do Ibovespa.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

De acordo com o presidente da BB DTVM, Carlos Massaru Takahashi, este fundo deve ser utilizado como proteção para o investidor que tem posições na Bolsa. “Faz sentido para o investidor que já tem ações ou fundos e se preocupa com a volatilidade da Bolsa”, afirmou. “Este produto sempre deve estar associado a outro”, ressalta.

Ou seja: se o investidor tem um percentual de seu patrimônio “comprado” em Bolsa, pode adquirir cotas deste fundo para amenizar as perdas da certeira em momentos de queda do mercado, como nos últimos anos.

O Momentum Private é destinado a investidores qualificados (com investimentos acima de R$ 300 mil e que atestem esta condição) que sejam clientes do segmento Private do Banco do Brasil. A gestora classifica o fundo como de risco “muito alto”.

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip