Investimento em ETFs é uma opção para quem quer se aposentar; entenda

Planejadora financeira afirma, no entanto, que antes de entrar o investidor deve saber seu perfil

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Se planejar para a aposentadoria é uma prática que está ganhando espaço entre os investidores brasileiros que se preocupam em como manter um bom padrão de vida na aposentadoria. Dessa forma, existem opções variadas de investimento com diferentes características para quem quer ganhar no longo prazo.

Existem opções desde as mais clássicas, como o plano de previdência privada e títulos do governo, até as mais arrojadas – caso dos ETFs (Exchange Traded Funds). Esses fundos são de gestão passiva e tendem a replicar índices, como o Ibovespa.

Segundo Tatiana Grecco, CFP (Certified Financial Planner), planejadora financeira certificada pelo IBCPF, essa estratégia pode ser interessante na geração de patrimônio no longo prazo. “É possível comprar um ETF de dividendos, que gera renda e investe em papéis mais defensivos, ajudando assim quem se planeja para a aposentadoria”, aconselha a especialista.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Porém a planejadora alerta que o investidor deve entender muito bem qual é o seu perfil antes de entrar no investimento. “Existem investidores que não toleram perdas no curto prazo, assim, esse pode não ser o melhor investimento para os mais conservadores. O importante é que a pessoa veja com seu corretor qual é o seu perfil antes de entrar em qualquer aplicação”, afirma Tatiana Grecco.

Sobre os custos, a palavra-chave é atenção. A planejadora financeira afirma que, além da taxa de administração – que é a que os investidores mais costumam observar, existe também a taxa de custódia e a taxa de corretagem. “Para quem aplica valores muito baixos esses custos pode influenciar muito no futuro”, explica Grecco.

A especialista alerta ainda que pesquisar é muito importante antes de entrar em um fundo. O investidor deve saber o histórico do fundo, sua estratégia, o histórico do índice que o fundo segue e ainda o currículo de seu gestor. Além disso, após entrar em um fundo é importante checar sua aderência ao índice para se certificar de que não existam discrepâncias.

Continua depois da publicidade

Tatiana explica ainda que não é necessariamente interessante desmontar a posição acumulada ao longo da vida nos fundos de índice ao se aposentar. Segundo a especialista é possível garantir parte da renda com os ETFs de dividendos na aposentadoria e ainda acompanhar uma valorização de capital.

Porém, é muito importante lembrar que investir em apenas uma aplicação visando o objetivo da aposentadoria não é uma boa ideia. Ainda mais quando o investimento escolhido apresenta todos os riscos de desvalorização do mercado variável.

A CFP recomenda como outras opções de investimento para compor a carteira do investidor os planos de previdência PGBL e VGBL, títulos do tesouro direto com prazo longo ou ainda títulos de renda fixa como debêntures ou títulos bancários.

Tatiana encerra com um alerta aos investidores: “a hora para começar a investir para a aposentadoria é o mais cedo possível. No Brasil as pessoas têm o costume de se preocupar tarde demais com essa fase da vida e, consequentemente, tendo que fazer um esforço de poupança muito maior do que se começassem cedo”.