“É hora e vez dos multimercados”, afirma CEO do BNP Paribas

Após indicadores de renda fixa apresentarem alta e bolsa um certo viés positivo em abril, fundos dessa classe devem apresentar melhor desempenho do que outros

Gabriella D'Andréa

Publicidade

SÃO PAULO – O momento é propício para os fundos multimercados, após indicadores de renda fixa proporcionarem alta em abril e a bolsa de valores apresentar um certo viés positivo no mesmo período, conforme frisa o CEO do BNP Paribas Asset Management, Marcelo Giufrida. Na carta mensal aos cotistas, o executivo afirma que os movimentos do mercado de curto prazo têm se superposto diante das medidas dos efeitos das políticas monetárias e fiscais dos bancos centrais, o que torna difícil formar uma visão de longo prazo.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

“Mesmo sem perder de vista o descompasso do ciclo econômico entre EUA, Europa, China, Japão e mercados emergentes, somente uma gestão ‘agnóstica’, tipicamente utilizada pelos fundos multimercados, oferece ao investidor uma solução consistente para ajustar as carteiras em função das circunstâncias”, afirma Giufrida.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ele aponta que  o desafio para os investidores este ano é grande e que, dentro do contexto atual, essa classe de fundos foi a que, na média, superou a inflação. Confira na tabela abaixo a rentabilidade total, a volatilidade e o retorno ajustado ao risco dos principais indicadores financeiros nos últimos 3 anos:

Indicador Rentabilidade Volatilidade Retorno ajustado ao risco 

*Índices calculados pela Risk-Office

CDI (Certificado de Depósito Interbancário) 32,20% 0,10%
IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) 19,13% 0,19%
Dólar 15,56% 11,39% 0,4
Ibovespa (Índice Bovespa) -17,75% 22,03% -0,3
IBX (Índice Brasil) 1,47% 19,62% 0,0
IDIV (Índice Dividendos)  45,19%  15,45%  0,9
IMA Geral (Índice de Mercado Anbima Geral) 46,45% 2,28%   5,9
IMA-B (Índice de Mercado Anbima série B)  60,47%  5,20%  3,3
IMA-B 5 (Índice de Mercado Anbima série B com prazo até 5 anos) 48,91% 2,13%  6,7
SMLL (Índice Small Caps)  30,90%  18,39%  0,5
IFM* (Índice de Fundos Multimercados)  37,28%  1,54% 7,2
IFM-I* (Índice de Fundos Multimercados Institucionais)  32,67%  0,48%  20,6
ILS* (Índice Long Short)  35,90%  1,07% 10,1
IMM* (Índice Multiestratégia Multimercados)  37,34%  1,75%  6,4

Ao olhar o retorno ajustado ao risco é possível perceber que os multimercados (em negrito) se destacaram, com a melhor relação, proporcionado ao investidor o maior retorno por nível de risco. “Não foi um período fácil, pois vários ativos renderam abaixo de CDI: foi o talento dos gestores que explica o valor agregado de suas estratégias”, ressalta Giufrida.

Ações
Já na estratégia de ações para o mês de maio, a gestora de renda variável do banco, Cláudia Abate, se diz “cautelosamente otimista” com o mercado acionário em 2013. Os fatores que a especialista aponta como possíveis drivers positivos são a melhora dos dados econômicos no Brasil, valuation atrativo, potencial de uma safra de resultados melhor ao longo do ano e alta liquidez promovida pelos principais bancos centrais (FED, BCE, BoJ).

Continua depois da publicidade

Quer saber mais sobre os termos usados no mercado financeiro? Acesse o glossário InfoMoney

“No entanto, dado a recuperação do mercado nas últimas duas semanas, não descartamos uma realização de curtíssimo prazo, haja vista a falta de um evento que sustente essa alta recente”, finaliza a carta.