XP tira “risco político” da carteira e recomenda 11 ações para comprar em junho

Equipe de análise optou por incluir dois novos ativos em sua seleção de investimentos

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – A XP Investimentos divulgou a sua carteira recomendada para o mês de junho e optou por substituir dois ativos em sua seleção de investimentos. Foram incluídos os papéis de Itaú Unibanco (ITUB4) e Ambev (ABEV3), enquanto Banco do Brasil (BBAS3) e Petrobras (PETR4) foram excluídos do portfólio. 

Tanto a retirada de Petrobras como de Banco do Brasil da carteira deve-se à “fuga” do risco político dos ativos. Enquanto os anúncios de reduções no preço de diesel mostram-se um risco maior, na opinião da equipe de análise, em BBAS3 os principais motivos para a substituição pelos papéis de Itaú foram o atual momento de volatilidade e a aproximação das eleições. 

“Acreditamos que existem muitas incertezas quanto ao impacto dos anúncios nas margens de refino e nos resultados da empresa como um todo, o que deve gerar volatilidade no curto prazo”, escrevem sobre PETR4 os analistas Celson Plácido, Bruna Pezzin e Gustavo Cruz, que assinam o relatório.  

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com relação à entrada de Ambev, a XP afirma que apesar dos resultados fracos no primeiro trimestre, a empresa “devolveu todos os ganhos que acumulava no ano”. Além disso, a instituição financeira aponta que a potencial recuperação da economia, mesmo que gradual, é positiva para os resultados da empresa. “Ainda que haja risco em relação ao tamanho dessa recuperação, junto com a incerteza do cenário eleitoral, acreditamos que o papel seja defensivo e ajude a diversificar uma carteira que tenha exposição alta a Brasil”, escreve.  

Outro movimento escolhido pela corretora foi aumentar em 4% a exposição em Vale (VALE3), aumentando para uma participação de 10% na carteira. 

Desempenho
Em maio, a carteira da XP recuou 11,3%, enquanto o Ibovespa caiu 10,8%. No ano, a carteira tem uma performance positiva de 6,9%, enquanto o Ibovespa avança 0,5%

Continua depois da publicidade

Confira, abaixo, a carteira completa da XP Investimentos para junho:

Empresa Ticker Peso
Itaú Unibanco ITUB4 10%
Lojas Americanas LAME4 7%
Ambev ABEV3 6%
Rumo RAIL3 10%
Suzano SUZB3 10%
B3 BVMF3 8%
Usiminas USIM5 9%
IRB IRBR3 10%
Randon RAPT4 10%
Via Varejo VVAR11 10%
Vale VALE3 10%

Quer investir na carteira recomendada da XP? Clique aqui e abra a sua conta