XP indica compra de Petrobras, Gerdau e outras 8 ações para dezembro

Em novembro a carteira recomendada apresentou queda de 9,3% 

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – A XP Investimentos divulgou a sua carteira recomendada para dezembro. Neste mês, a opção foi por incluir os papéis de Gerdau (GGBR4) e IRB Brasil (IRBR3), e excluir B2W (BTOW3) e Braskem (BRKM5). As demais movimentações incluem reduzir momentaneamente a exposição total a ativos ligados ao governo e alocar mais peso em ações de empresas que atuem em negócios mais resilientes e/ou possuam uma geração de caixa mais confortável. 

Segundo a equipe de análise, Gerdau tem apresentado geração satisfatória de caixa e sinalizado de que os principais setores em que a companhia atua estão ensaiando recuperação. “Vemos Gerdau como uma das melhores ações do setor, com melhor equilíbrio risco/retorno neste atual patamar de preços”, escrevem os analistas Celson Plácido, Marco Saravalle, Bruna Pezzin e Gustavo Cruz, que assinam o relatório. 

A escolha por retirar Braskem, por sua vez, deve-se à maior volatilidade das companhias públicas e/ou empresas ligadas ao governo dentro do quadro acionário nos últimos 15 dias. Na opinião dos analistas, este cenário pode se perdurar ao longo da primeira quinzena de dezembro, o que motivou a retirada do ativo de forma a abrir mais espaço para ativos de perfil mais defensivo. 

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Desempenho

A Carteira XP apresentou queda de 9,3% no mês de novembro, enquanto o Ibovespa recuou 3,1%. No ano, a Carteira XP tem a performance positiva de 5,5%, enquanto o Ibovespa avança 19,1%.

Confira a carteira completa da XP Investimentos para dezembro:

Continua depois da publicidade

Empresa Ticker Peso
Banco do Brasil BBAS3 10%
Lojas Americanas LAME4 10%
Usiminas USIM5 6%
Gerdau GGBR4 8%
Petrobras PETR4 12%
Fleury FLRY3 10%
Fibria Celulose FIBR3 10%
IRB Brasil IRBR3 8%
B3 BVMF3 12%
Rumo RAIL3 10%