“Geração de valor e foco em retornos é dos mais notáveis do Brasil”, diz Rio Bravo sobre ação

A "forte cultura corporativa de disciplina" e a estratégia de "um passo de cada vez" faz com que a empresa reforce sempre seu histórico de crescimento calculado

Weruska Goeking

Publicidade

 SÃO PAULO – As ações da Weg (WEGE3) têm permanecido entre as quatro maiores posições nos investimentos em renda variável da Rio Bravo Investimentos, que administra aproximadamente R$ 11,7 bilhões. O ativo, que acumula ganhos de mais de 22% neste ano, vem contribuindo positivamente para o desempenho do fundo de renda variável.

 “O largo histórico, não apenas de crescimento, mas principalmente de geração de valor e foco em retornos, é dos mais notáveis do Brasil”, avalia a gestora de recursos. Segundo a Rio Bravo, a “forte cultura corporativa de disciplina” e a estratégia de “um passo de cada vez” faz com que a empresa reforce sempre seu histórico de crescimento calculado, pouco dada a movimentos agressivos – que naturalmente expõem os acionistas a maiores doses de riscos.

 “Esse conservadorismo não significa comodismo ou pouca inovação. Pelo contrário: mais de 55% das receitas da Weg provêm de produtos lançados nos cinco anos anteriores. Chamado de índice de inovação, esse número tem se situado com consistência ao redor deste nível”, pondera a gestora.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

 Para manter esse patamar, a companhia investe entre 2% a 3% de suas receitas e obtém usualmente mais de 400 patentes por ano em todo o mundo. No campo de aquisições, são frequentes as pequenas investidas feitas pela Weg no mundo todo.

 “Nenhuma costuma ser transformacional, mas sim complementar. Gradualmente, a Weg vai se estabelecendo nos mais diversos mercados, atendendo clientes de forma mais global e diversificando riscos específicos”, avalia a Rio Bravo.

 A mais recente aquisição foi nos Estados Unidos, uma fabricante de transformadores de energia elétrica, negócio em que a companhia detém grande experiência. “Esta empresa agregará pouco mais de R$ 400 milhões às receitas líquidas da Weg, cerca de 4%. Ainda não há clareza sobre as margens operacionais, porém o preço pago é consideravelmente inferior à contribuição em receitas – cerca de 0,4% do enterprise value da WEG”, estima a gestora.

Continua depois da publicidade

 Os recentes episódios políticos no Brasil adicionam mais incerteza quanto à retomada do crescimento econômico e, naturalmente, isto não colabora para um maior crescimento de receitas e margens da Weg. Porém, que a atratividade estrutural da Weg justifica uma posição considerável da Rio Bravo, e a melhora conjuntural brasileira, quando vier, será um upside, segundo seus analistas.