WhatsCall recomenda compra de Petrobras após aprovação de IPO

 Segundo os analistas, a aprovação ocorreu antes do esperado e é positiva, pois ajudará a Petrobras a reduzir seu endividamento 

Weruska Goeking

Abastecendo o carro

Publicidade

 SÃO PAULO – A equipe de análise da WhatsCall Research reiterou sua recomendação de compra das ações da Petrobras (PETR4) após a aprovação do IPO de sua subsidiária BR Distribuidora pelo Conselho de Administração da companhia. O preço-alvo estimado para o papel no fim de 2017 é de R$ 18, valor 46% acima do fechamento de terça-feira (11).

 A aprovação foi divulgada na terça-feira (11), após o fechamento do mercado. A abertura do capital da empresa ocorrerá por meio de uma oferta pública secundária de ações. A BR Distribuidora, no processo de abertura de seu capital, pretende aderir ao segmento especial do mercado de ações da B3 denominado Novo Mercado.

 Segundo os analistas, a aprovação ocorreu antes do esperado e é positiva, pois ajudará a Petrobras a reduzir seu endividamento com os recursos da abertura de capital.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

 “Esperávamos a aprovação do IPO, pelo Conselho de Administração, apenas em agosto, após a divulgação do resultado do segundo trimestre, com a venda das ações, ocorrendo apenas entre outubro e novembro”, explica a WhatsCall.

 “O IPO da BR Distribuidora deve levar a uma reprecificação, impactando positivamente o valor das outras empresas distribuidoras de combustíveis no país. Portanto, esperamos um impacto positivo também para as ações da Cosan (Shell) e da Ultra (Ipiranga)”, avaliam os analistas da WhatsCall.

 Os analistas acreditam que a venda das ações da BR é a operação que mais deve gerar recursos entre as operações incluídas no plano de desinvestimentos e parcerias da companhia para 2017 e 2018. O plano de desinvestimentos soma US$ 21 bilhões.

Continua depois da publicidade

 A iniciativa da diretoria da Petrobras de abrir o capital da BR já tinha sido informada ao mercado em 22 de junho. Esta era uma das duas opções sendo estudadas. A outra era a de vender parte do capital para um grupo de investidores (operadores e financeiros).

 “O IPO é positivo para a Petrobras porque com os recursos que receberá com a venda, reduzirá ainda mais o endividamento que estava em 3,1x a dívida líquida/ebitda ao final do primeiro trimestre e deve chegar a 2,4x ao final de 2018”, avaliam os analistas.