Setor decepciona e UBS rebaixa ação de small cap

Desempenho nas vendas de caminhões devem continuar fracas e reduzir as margens da companhia

Weruska Goeking

Publicidade

 SÃO PAULO – A valorização do real e as vendas decepcionantes de caminhões tornam o setor automotivo brasileiro “pouco interessante” para o investidor, o que levou o banco UBS a rebaixar sua recomendação para as ações da Tupy (TUPY3) de compra para neutra.

 As vendas de caminhões começaram fracas neste ano, com recuo de 33,3% no primeiro bimestre ante o mesmo período de 2016, e a equipe de análise do UBS acredita que o desempenho deve permanecer fraco até meados de 2017 e “provavelmente decepcionarão as expectativas do mercado”.

 A expectativa de recuo nas vendas de caminhões do UBS é apoiada no excesso de oferta de caminhões – de 150 mil a 250 mil unidades ante uma frota de 2 milhões –, nas compras realizadas no primeiro semestre de 2016 para suportar o forte volume de grãos e exportações, na pressão financeira contínua nas empresas de transportes e nos preços atrativos de caminhões usados, o que torna os modelos novos menos atraentes e adia decisões de renovação da frota.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

 Dessa forma, o UBS acredita que empresas expostas as exportações, como a Tupy, devem apresentar redução de margens, movimento que será parcialmente compensado pela menor tributação das taxas do Reintegra.

 Neste cenário, o UBS reduziu o preço-alvo em 12 meses para os papéis de R$ 16,60 para R$ 16,40, valor 10,8% acima do fechamento de quinta-feira (31).