Analistas indicam Gerdau e mais 8 ações para investir em dezembro

A opção dos analistas foi por incluir um novo ativo ao portfólio recomendado

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – A XP Investimentos, uma das maiores instituições financeiras do Brasil, divulgou sua carteira recomendada para o mês de dezembro. A escolha da instituição financeira foi por incluir os papéis de Fibria Celulose (FIBR3) e de Embraer (EMBR3), e excluir os de Rumo (RUMO3) e Ecorodovias (ECOR3) da seleção de investimentos. Houve também mudanças na exposição de ativos. 

De acordo com o relatório, a opção por retirar os papéis de Rumo e Ecorodovias teve como base o fato de os ativos já terem performado de forma satisfatória ao longo do ano, e por terem poucos triggers no curto/médio prazo. Além disso, no que diz respeitio a Ecorodovias, o outlook para o setor de infraestrutura segue incerto e deve, segundo os analistas, ser retomado de uma forma mais lenta do que a esperada. 

Com relação à inclusão de Embraer, por sua vez, a equipe de análise afirma que a empresa possui a vasta maioria das receitas indexadas ao dólar, e uma parcela menor dos custos indexada à moeda, fazendo com que a valorização do dólar tenha um efeito imediato no preço das ações. “Acreditamos que a Embraer apresentará melhora nos fundamentos em 2017, com base em ganho de eficiência via corte de custos que vêm sendo implementados, e também com a expectativa de um volume de entregas saudável no segmento comercial em 2017, o que deve resultar em um ganho gradual de margem”, escrevem os analistas.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A instituição financeira também optou po aumentar a exposição em Itaú (4%) e em Petrobras (5%). ” Optamos por aumentar nossa exposição ao setor bancário por meio de Itaú devido ao grande potencial de entrega de um retorno maior, já que conta com uma estrutura de capital propícia para se alavancar em um potencial cenário de crescimento (mesmo que baixo) da economia brasileira. Quanto à Petrobras, ainda acreditamos que há upside na parte de venda de ativos e também em ganhos operacionais com a nova gestão, focada em eficiência e retorno”, diz o relatório.

Desempenho

A Carteira XP apresentou uma queda de 4,5% no mês de novembro, enquanto o Ibovespa recuou 4,2%. No ano, a Carteira XP tem a performance positiva de 47,4%, enquanto o Ibovespa avança 43,4%.

Continua depois da publicidade

Confira a carteira completa da XP Investimentos:

Empresa Ticker Peso
Itaú Unibanco  ITUB4 29%
BB Seguridade BBSE3 10%
Banco do Brasil  BBAS3 15%
Sabesp SBSP3 6%
Embraer EMBR3 3%
Fibria Celulose FIBR3 5%
Gerdau GGBR4 10%
Petrobras PETR4 15%
Eletrobras ELET6 7%