Itaú BBA se mostra muito animado com Vale e eleva sua recomendação para compra

Os analistas esperam que empresa corte custos e se torne ainda mais competitiva

Leonardo Pires Uller

Setor extrativo foi destaque de baixa em janeiro, mas projeções para o ano são boas

Publicidade

SÃO PAULO – A equipe de análise do Itaú BBA elaborou relatório em que eleva sua recomendação para os ADR (American Depositary Receipts) da Vale para o patamar de Outperform (performance acima da média do mercado). Os analistas comentam que a companhia apresenta um melhor balanço de riscos atualmente.

A instituição financeira comenta que sua visão mais positiva atual se baseia em uma expectativa de melhora no FCF (Fluxo de Caixa Livre, na sigla em inglês) da empresa de 2017 em diante, mesmo com preços mais baixos do minério de ferro e de um potencial corte de custos que a leve a se tornar a produtora do minério mais competitiva na China.

Adicionalmente, o Itaú BBA ainda conta com uma projeção de maior contribuição de outros negócios da empresa, em especial de carvão e metais. Os analistas apontam que resultados trimestrais mais fortes e o fechamento de vendas de recursos serão gatilhos para o papel, ajudando a reduzir sua alavancagem e riscos de liquidez.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Fora isso, outro ponto positivo da ação destacado pelos analistas é sua relação EV/EBITDA (Valor da Empresa sobre Lucro antes de Juros, Impostos, Depreciações e Amortizações, na sigla em inglês), estimada em 5,8 vezes para 2017 e considerado bastante atrativo pela instituição financeira.