Executivo dá 5 dicas básicas para você construir uma fortuna

Pequenas coisas podem ajudar qualquer pessoa a ter um patrimônio maior no longo prazo

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Na hora de construir patrimônio, ter um plano é a coisa mais importante, mas também há muitas coisas pequenas que podemos fazer que podem ser importantes no longo prazo. Nick Clements, que passou anos trabalhando em bancos e é fundador da Magnify Money, deu suas 5 melhores dicas para construir uma fortuna para o site Business Insider.

1 – Elimine dívidas de cartão de crédito o quanto antes
É impossível juntar qualquer dinheiro com dívidas de cartão de crédito. O melhor que você pode fazer é deixar suas contas em dia e sempre se esforçar para pagar a fatura cheia do cartão de crédito, para assim evitar entrar em uma bola de neve de contas.

2 – Pare de gastar dinheiro em coisas que se desvalorizam
Viver com seu dinheiro é uma coisa, mas só porque você pode pagar por aquele carrão novo, não significa que você deveria. Na hora de fazer compras, alguns itens compensam no longo prazo, enquanto outros, como carros chiques, só depreciam a partir do momento que você os compra.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

3 – Invista o quanto puder em recursos que vão se valorizar
Por outro lado, colocar seu dinheiro no mercado de ações ou em um bom imóvel é uma decisão inteligente, uma vez que a história nos mostra que esses itens tendem a se valorizar quanto mais tempo investimos nele. Colocar dinheiro em coisas que ajudam a construir uma fortuna enquanto você senta e olha é um dos maiores segredos para ser rico.

4 – Não tente superar o mercado
Enquanto há um método para o mercado de ações, com certeza, leva muito tempo para saber como ele funciona corretamente. Ao invés de tentar acertar todo dia as melhores compras, é mais fácil começar pela rota mais fácil, seguindo o mercado com um fundo de índice barato. Isso significa que você acompanhará a tendência geral do mercado, que, no longo prazo, tende a ser de alta.

5 – Reveja a maneira como você se vê
Se você é conhecido no seu grupo como a pessoa mais “mão de vaca”, que tende a fugir de programas mais caros, talvez seja o momento de levar isso como um elogio. Afinal de contas, desperdiçar dinheiro apenas para impressionar outras pessoas é uma ideia idiota.