A melhor coisa que um investidor iniciante pode fazer, segundo um ganhador do Nobel

“Pai da Teoria do Portfólio Moderno” diz que investidor iniciante deve entender de suas necessidades e limitações

Mariana Zonta d'Ávila

SÃO PAULO – Conhecido como “O pai da teoria do portfólio moderno”, Harry Max Markowitz é um economista estadunidense ganhador do Prêmio Nobel em Ciências Econômicas de 1990.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Membro do Conselho de Consultores do Personal Capital, ele busca encontrar soluções inovadoras para auxiliar cidadãos em suas finanças e no processo de aposentadoria.

Em uma entrevista concedida ao Personal Capital e reproduzida no Business Insider, Markowitz foi perguntado a respeito da melhor maneira de investidores iniciantes começarem suas atividades.

“O primeiro passo para quem está começando deve ser procurar um consultor financeiro. Se a verba disponível não for suficiente para contratar alguém renomado na área, uma alternativa é dividir o capital em um portfólio diversificado”, disse.

O valor a ser dividido, segundo o economista, dependerá da idade do investidor. É aconselhável que pessoas mais novas tenham ativos com grande liquidez, ou seja, ativos que sejam fáceis de vender caso haja necessidade do dinheiro imediatamente.

Outro fator importante é reconhecer os limites individuais, ou seja, o quanto de risco cada investidor está disposto a enfrentar. Para Markowitz, a tolerância aos riscos pode ser medida por três fatores: a quantia disponível, quanto tempo o investidor tem programado e como ele se sente em relação aos seus investimentos.

Markowitz diz que, geralmente, jovens na faixa dos 20 anos com rendas mensais fixas podem correr mais riscos do que aqueles aos 50 anos, uma vez que encontram-se com uma janela de tempo maior até a aposentadoria e consequentemente, podem arriscar mais em seus portfólios.

Quando questionado a respeito da quantia que deve ser investida e do valor que deve ser guardado na conta bancária, o economista, que também recebeu o Prêmio Teoria John von Neumann em 1989, afirma que há diversas teses que visam traçar a melhor alternativa.

A dele, por sua vez, se baseia no ato de guardar no mínimo três meses do salário, assim como o valor necessário para pagar os impostos estimados.

Aproveite as oportunidades para fazer seu dinheiro render mais: abra uma conta de investimentos na XP – é de graça!