3 livros que irão despertar seu guru financeiro interior

Leituras podem se tornar base para investimentos de sucesso e entendimento do mercado financeiro

Lys Silva

Publicidade

SÃO PAULO – Avesso a leitura até chegar na universidade, Sam Lustgarten, autor do blog Frugaling, passou a tentar adotar uma regra básica de leitura afirmada por, ninguém menos, que Warren Buffett: Leia 500 páginas por dia. Não precisa necessariamente ser de um livro, mas o guru número 1 do mundo dos investimentos absorve tudo e afirma que, ao ler esta quantidade de informações, você está efetivamente investindo em si mesmo. “O conhecimento se acumula, assim como juros compostos”, afirma.

Pensando nisso, Lustgarten reuniu 3 livros que podem se tornar a base para que investidores tenham sucesso e despertem seu lado guru.

1. Confessions of a Street Addict (Confissões de um Viciado em Wall Street, em tradução livre) por Jim Cramer
“Quando eu estava na faculdade pensei que poderia seguir  carreira no mundo dos negócios”, inicia Lustgarten. O mundo dos investimentos e finanças parecia-lhe tentadora e o sonho era conseguir um emprego em Wall Street. “Essas ideias nasceram a partir de uma leitura exaustiva e repetitiva de Confessions”, relembra. 

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Este livro foge dos conselhos e dicas e tem seu foco no ponto de vista de um guru financeiro e o que ele passou, sofreu e conquistou em seus tempos de Wall Street. “Confession é uma ótima leitura, bem escrito e até desagradável às vezes”, avisa. “Cramer não pinta o mundo financeiro em uma luz bonita, pelo contrário, ele chama atenção para algumas das partes mais loucas do mercado”, comenta Lustgarten.

2. I Will Teach You To Be Rich (Eu te Ensinarei a Ser Rico, em tradução livre) por Ramit Sethi
“Quando cheguei à faculdade, eu percebi que eu precisava equilibrar meu orçamento e entender melhor o meu fluxo de caixa. Eu estava gastando dinheiro como se não houvesse amanhã. “Viver o momento” me fazia gastar mais do que o eu tinha e estava me fazendo contrair dívidas”, relembra. E, foi com o livro de Sethi que ele aprendeu uma variedade de princípios básicos que o fez voltar aos trilhos.

O livro leva os leitores a uma jornada de aulas e mudanças financeiras. Sethi ensina as pessoas a automatizar finanças e facilmente controlar os gastos. Assim como sugere uma variedade de investimentos que tem como objetivo ajudar o investidor a maximizar sua renda passiva. 

Continua depois da publicidade

Repleto de dicas práticas, o livro é perfeito para os millennials que estão começando sua jornada financeira. “Volto a esse livro com bastante frequência para recordar quais os passos que eu deveria estar tomando para maximizar o meu retorno sobre os investimentos”, comenta Lustgarten.

3. The Big Short (A Grande Venda, em tradução livre) por Michael Lewis
“Lewis é um pesquisador e escritor talentoso, que tece tramas e intrigas em histórias de forma muito natural. De repente, instrumentos financeiros complexos são conceitos fascinantes e de fácil entendimento”, elogia

The Big é uma leitura obrigatória para pessoas que querem entender melhor crises financeiras e ver quem realmente lucra com quando o mercado financeiro está uma bagunça.