Conteúdo editorial apoiado por
IM Trader

O que um lendário trader que nasceu no século XIX pode ensinar para você

Jesse foi um dos mais importantes investidores de Wall Street no inicio do século XX e até hoje seus ensinamentos servem de base novos e experientes traders

Lys Silva

Publicidade

SÃO PAULO – Nascido em 1877, Jesse Livermore foi um lendário trader que, mesmo tendo falecido na década de 40, deixou um legado no mundo dos investimentos. Suas lições ressoam até hoje.  Segundo o jornalista Cory Mitchell, em artigo publicado no site About Money, as práticas do mercado financeiro não mudaram muito desde a época de Livermore e, embora cada investidor use a sua própria estratégia, todos estão no mesmo jogo. “Apesar da tecnologia, novos indicadores e a fração de segundo em que qualquer informação é divulgada, pouca coisa mudou no mundo da Bolsa”, explica Mitchell.

Você tem dúvidas sobre como organizar suas finanças? Quer investir melhor? Cadastre-se gratuitamente no Ganhe Mais 

Foi pensando nisso que o jornalista reuniu 5 frases do trader do início do século XX, mostrando que elas podem ser muito atuais.

1 – Sentar e esperar
Livermore: “Nunca foi minha maneira de pensar que me fez ter muito dinheiro. Ganhei mais com minha forma de ‘sentar e esperar’”. 

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A estratégia de Jesse Livermore sempre foi operar apenas quando uma oportunidade realmente interessante aparecesse. Se não houvesse um bom embasamento e ele não visualizasse ótimas chances de ganho, nada feito. 

Cory Mitchel ressalta que uma coisa é ganhar dinheiro e outra, completamente diferente, é conseguir manter esse dinheiro. “Para alcançar o sucesso, saber a hora de operar e o momento de parar é fundamental”, diz o jornalista. 

2 – Evitar a busca desenfreada por perfeição
“Meu plano é fazer bons investimentos e atingir o lucro mais vezes do que perder dinheiro. Se eu me mantiver firme nessa estratégia eu vou acertar pelo menos sete vezes em cada 10 tentativas”, dizia Livermore.

Cory Mitchel destaca que ter lucro em sete de 10 trades é uma marca boa. Ainda assim, a maioria dos investidores quer ganhar nas 10 operações e por isso acabam caindo em diversas ciladas. 

3 – Aprenda com o fluxo
“O jogo me ensinou a jogar”, costumava dizer o trader.

A ideia é: ou o investidor se adapta ou ele é engolido pelo mercado. “Ler e pedir dicas e conselhos de outros traders é uma boa forma de começar, mas negociar e investir é a única forma que vai te ensinar realmente”, explica Cory.   

4 – Aceite quando a perda vier
Livermore: “Uma perda nunca me deixou deprimido ou algo assim depois que aprendi a aceitá-la. É fácil, basta esquecer depois de uma boa noite de sono. O que traz prejuízos para o bolso, e para a alma, é ficar remoendo as perdas”.

Mitchell Cory recomenda que seja estabelecido um patamar de perda para cada negociação (stop loss) e esse patamar deve ser respeitado e mantido. Cada negociação é feita de acordo com um plano, pois, esse planejamento se mostrou viável e rentável. Desviar do plano faz com que os resultados do trade venham de forma aleatória e a rentabilidade se mostre irrisória.

5 – Faça a coisa certa
“O profissional se preocupa em fazer a coisa certa, mais do que fazer dinheiro, pois ele sabe que o lucro toma conta de si mesmo se as outras coisas estiverem correndo bem”.

Para Cory, o objetivo primário de um trader não deveria ser ganhar a maior quantidade de dinheiro possível e sim implementar um plano preciso. “Ganhar muito dinheiro não é um objetivo especifico, não há passos a serem seguidos. Por outro lado, um plano de negociação é um conjunto específico e testado de diretrizes e estratégias que provaram produzir um lucro ao longo diversas negociações. Fique com o que é comprovado, faça a coisa certa e siga o plano”, conclui.

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui

Leia também

Tire suas dúvidas sobre investimentos com o editor-chefe do InfoMoney

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação

Descubra qual é a aplicação financeira de risco baixo mais rentável

Imóvel é sempre bom negócio? Teste mostra que alugar é melhor

Seu carro facilmente lhe custa R$ 2.500 por mês. Duvida?

Qual é o melhor CDB: pré, pós ou indexado à inflação? Planilha mostra

Quanto custa realizar cada um de seus sonhos? Descubra