Ricos também cometem erros “ridículos” ao investir, diz especialista

Pesquisa mostra que escolhas erradas na hora de alocar dinheiro não é exclusividade de investidores “comuns”

Lys Silva

Publicidade

SÃO PAULO – No livro “The Thin Green Line: The Money Secrets of the Super-Wealthy” (A fina linha verde: o segredo financeiro dos super ricos, em tradução livre), o escritor Paul Sullivan faz uma observação sobre como os ricos gerenciam seu dinheiro. “Dependendo do ponto de vista, pode ser animador ou deprimente saber que pessoas com muito dinheiro cometem os mesmos erros ridículos que todo mundo na hora de investir”, diz.

Você tem dúvidas sobre como organizar suas finanças? Quer investir melhor? Cadastre-se gratuitamente no Ganhe Mais e tenha acesso a uma rede de centenas de planejadores financeiros certificados e capacitados 

Em matéria publicada no site Business Insider, uma pesquisa desenvolvida por Sullivan e Dr. Brad Klontz chegou à seguinte conclusão: a porcentagem daqueles que têm muito dinheiro e cometem erros na hora de investir é maior do que a de pessoas com menos patrimônio financeiro. Isso ocorre por conta da confiança exagerada na sua habilidade de investir, da quantidade de transações feitas, do orgulho em vender ações vencedoras e do fato de os ricos serem mais propensos a manter os investimentos que tenham perdido valor, em vez de vendê-los, levando a perda.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outro erro comum cometido pelos ricaços é que eles tendem a investir em negócios gerenciados por amigos, mesmo sabendo ser uma péssima ideia, e também por levarem mais em consideração conselhos dados por colegas do que por planejadores financeiros.

Mesmo parecendo contraditório, já que aqueles que têm muito dinheiro deveriam ser bons em investimentos, a pesquisa de Sullivan e Klontz não é revolucionaria. “Confiança exagerada é comum em investidores e isso leva a acreditar que o dinheiro deveria girar e ser controlado por eles. Essa é uma das maiores ciladas que alguém pode se meter e  leva a péssimas decisões financeiras e a perdas“, explica Ken Weber, conselheiro de investimento.

Até mesmo Warren Buffett, a lenda dos investimentos, admite que cometeu alguns erros e aconselha as pessoas a adotarem a estratégia “hands-off”, colocando o dinheiro em fundos de ações de baixa custo e deixando o mercado ajustar-se por si só por algum tempo. 

Continua depois da publicidade

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui