BB Investimentos corta educacionais, mas elogia setor; confira

Os analistas recomendam positivamente quatro papéis do setor

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – A BB Investimentos divulgou relatório nessa sexta-feira em que corta o preço alvo de quatro companhias do setor educacional: Anima (ANIM3), Estácio (ESTC3), Kroton (KROT3) e Ser Educacional (SEER3). Os analistas, no entanto, mantém a recomendação de Outperform (performance melhor que a média do mercado) para os quatro papéis e elogiam o setor.

Você já conhece o Ganhe Mais? Acesse e descubra se você está investindo bem o seu dinheiro.

A equipe de análise afirma que, após os altos e baixos do setor nos três primeiros meses do ano, ela tem razões para acreditar que os fundamentos vão estar de volta em destaque, influenciando as ações das companhias. Para os analistas, a aptidão para responder a um cenário mais adverso será crucial para a performance das companhias.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“A pátria educadora tem uma grande jornada a frente”, escreve a BB Investimentos. Os analistas destacam que aconteceram avanços significativos na educação nas últimas décadas, com mais acessos às escolas e universidade, mas o setor de ensino superior ainda enfrenta baixos níveis de penetração e tem demanda a ser atendida.

As mudanças recentes no FIES, programa de financiamento estudantil do governo federal, mudaram a forma como essas companhias mantém seus negócios. De agora em diante, o FIES vai ser mais seletivo e seus próximos passos ainda não estão certos, fazendo com que aconteça uma redução no número de matrículas no segundo trimestre de 2015 entre 2% a 4%, de acordo com a BB Investimentos.

Além disso, a equipe de análise afirma que vê a educação básica, em especial o ensino médio, ganhando importância nos próximos anos. “De acordo com as metas do PNE (Plano Nacional para Educação), o governo mira não apenas universalizar o acesso à educação de base e aumentar a penetração no ensino médio, mas também melhorar a qualidade como um todo”, atestam os analistas.

Continua depois da publicidade

Eles relatam que algumas instituições educacionais têm se especializado na provisão de sistemas de ensino e na oferta de cursos vocacionais de forma a preparar alunos do colégio a se tornarem universitários. No entanto, esse ainda é um mercado muito fragmentado e com oportunidades de fusões e aquisições.