Investidor multimilionário diz 4 coisas para fazer com seu dinheiro esse ano

Uma das dicas é não se envolver com emoções na hora de investir

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Tony Robbins é um dos autores mais famosos nos EUA e já trabalhou com personalidades como a apresentadora de televisão Oprah Winfrey e o ex-presidente dos EUA Bill Clinton. Ele também foi assessor de Paul Tudor Jones, um dos traders mais famosos de todo o mundo, por mais de 21 anos. “A genialidade de Tony é sua habilidade de desconstruir o que leva a certos comportamentos”, Jones já afirmou, de acordo com a coluna de Morgan Quinn para o site estadunidense Business Insider.

O autor e investidor multimilionário já deu várias declarações públicas e o colunista listou coisas que Tony Robbins diz que você pode fazer com seu dinheiro esse ano. O InfoMoney compilou 4 das melhores dicas de Robbins que você pode conferir abaixo.

1 – Foque em criar uma receita fixa em sua aposentadoria
O que Tony disse para a Forbes dos EUA: “Você pode fazer tudo que falamos, construir seus recursos, e tudo que sabemos é que seus recursos podem mudar rapidamente. O que você precisa é de receita”.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O colunista aponta que você não pode controlar como vai estar o mercado quando se aposentar. Assim é importante focar em investimentos que tragam uma receita fixa e regular durante a aposentadoria.

2 – Encontre um planejador financeiro com conhecimento suficiente
“Nem todos os depositários de dinheiro são iguais, nós sabemos. Certo? Alguns não valem as taxas que cobram”, disse Tony para a Forbes. O colunista Morgan Quinn aponta que assessores financeiros devem cuidar de seu dinheiro e sugerir investimentos que batam com suas necessidades.

Mas um planejador que não saiba o que está fazendo não vai ajudar você a cumprir suas necessidades. Na realidade, ele pode até custar mais do que o que valem seus conselhos. Escolher um assessor com bom conhecimento que aponte a direção correta é a dica de Quinn.

Continua depois da publicidade

3 – Lembre-se que seus retornos são iguais a sua liberdade
“Se você realmente quer ter liberdade, o que você deve fazer é deixar uma parte de seu dinheiro de lado, como Theodore Johnson fez, e dizer ‘isso é para mim. Isso é para a minha liberdade’. Tem uma parte que eu ganho que eu invisto. Existe uma parte do que eu ganho que é meu e de minha família para manter e ninguém vai mexer nisso e eu vou fazer isso crescer”, disse o investidor.

Robbins diz que a nova geração viu o que aconteceu em 2008 e está com medo de investir – e que isso é uma coisa ruim. O colunista aconselha todos a investir uma parte de seus ganhos e confiar no mercado. O conselho de Quinn é esquecer o timing do mercado e focar em alocação de recursos para crescer os investimentos mais rapidamente. Você nunca terá liberdade se não começar a construir seu patrimônio.

4 – Não se envolva com suas emoções
Tony afirmou que “nós, como investidores, sempre fazemos as coisas erradas (por conta da emoção) (…) Nós vendemos quando deveríamos manter e compramos quando não deveríamos”.

Emoções ficam no caminho de boas decisões de investimentos – investidores compram e vendem nos momentos errados, aponta Morgan Quinn. Balanceie seu portfólio e faça um ajuste de risco uma vez por ano. Foque em balancear corretamente os riscos e não os recursos, fazendo com que consiga superar fases ruins no mercado.