As 5 coisas mais importantes para quem quer ficar rico investindo

Saber diversificar é um dos fatores listados por Matt Becker

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Se você é novo no mundo dos investimentos, é fácil se sentir sobrecarregado. São palavras estranhas que muitas vezes não fazem parte do seu cotidiano, ideias complicadas, novas decisões para tomar e muitos conselhos contraditórios. No entanto, o colunista Matt Becker do site Business Insider afirma que não é preciso um PHD em finanças para ser um bom investidor e que, na verdade, a maior parte das decisões importantes de investimentos que você precisa tomar são simples.

O colunista listou os cinco fatores mais importantes para o sucesso de seus investimentos.

1 – O quanto você poupa
O quanto você consegue poupar é, de longe, o fator mais importante ao começar a investir, comenta Becker. Muitas pessoas gastam tempo pensando em como conseguir um retorno maior ou como entrar no mercado de ações – no entanto, isso importa pouco quando você ainda está começando.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

De acordo com o pesquisador especializado em aposentadoria Wade Pfau, seu retorno com os investimentos ao longo dos primeiros oito ou nove anos não chega a 1% do montante total. Em outras palavras, as escolhas dos investimentos não vão impactar tanto assim nos primeiros anos das suas aplicações.

Isso significa que, na primeira década dos seus investimentos, você deve se preocupar mais com quanto você poupa e menos em sua rentabilidade – é isso que vai fazer a maior diferença nesta fase inicial.

2 – Em que você investe
Alocação de recursos é o termo correto para designar a maneira como você distribui seu dinheiro por várias classes de ativos. E essa é uma decisão importante, uma vez que 90% do retorno de seus investimentos depende de que tipo de aplicações você escolhe.

Continua depois da publicidade

Em outras palavras, decidir investir no mercado de ações faz muita diferença no seu retorno final, mas as ações específicas que você escolhe importam muito menos, aponta o especialista. No limite, a decisão principal a ser tomada é sobre como dividir seu dinheiro entre ações e renda fixa.

Uma boa regra de como fazer essa divisão é estar confortável com a possibilidade de perder metade de seus investimentos em ações sem mudar seus planos. Então, se você tem 60% de seu dinheiro em ações, deve se preparar para uma perda de até 30% de seus investimentos em algum momento, sabendo que elas devem se recuperar eventualmente.

3 – Como você diversifica
Diversificação significa investir seu dinheiro em várias aplicações financeiras diferentes, ao invés de colocar todos os ovos em um único cesto. A diversificação é importante porque é a única forma de mitigar o risco de seus investimentos sem diminuir a rentabilidade esperada. 

Diversificar na alocação de recursos, distribuindo uma parte do seu dinheiro em ações e outra em renda fixa, é uma boa maneira de diminuir o risco da sua carteira de investimentos. Mas também é possível diversificar dentro dessas categorias, como por exemplo ao escolher um fundo de índice (ETF) que replica todas as ações de um índice, como o Ibovespa, ao invés de escolher uma empresa específica.

4 – Quanto você paga
Em muitas coisas da vida, você pode esperar mais qualidade quando paga mais caro. Mas esse não é o caso dos produtos de investimento. Como o fundador da gestora Vanguard, John Bogle, disse uma vez, quando se trata de investimentos, “você coloca no bolso aquilo que não pagou”.

Isso porque uma das melhores formas de aumentar seus retornos é cortando custos. A Morningstar, especialista em pesquisas sobre investimentos, descobriu que as taxas cobradas são o principal fator para prever o retorno de um fundo – mais importante até que o próprio sistema de avaliação da empresa. Quanto menos você paga para investir, mais vai sobrar na aplicação e maior será o rendimento no longo prazo, enfatiza o colunista.

5 – Manter o seu plano
Muitas vezes você será tentado a mudar sua estratégia de investimentos. Quando o mercado subir, você pensará em ser mais agressivo, quando cair, você cogitará vender tudo. Quando seu colega de trabalho vier se gabar de um investimento que acabou de fazer, você se sentirá tentado a fazer também.

Muitos investidores cedem a essas tentações e acabam com retornos abaixo de todo o mercado. Compram caro e vendem barato, justamente o oposto daquilo que deveriam estar fazendo.

Para evitar isso, você deve se desligar do barulho e seguir seu plano, não importa a loucura que esteja acontecendo a seu redor. Se mantenha em suas escolhas de investimento, não deixe que boatos mudem sua mente.