Veja 8 desculpas para não começar a investir para a aposentadoria e como fugir delas

Procrastinar e acreditar que sempre é possível começar depois é uma das desculpas mais recorrentes

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Poupar e investir para a aposentadoria são os caminhos mais seguros para garantir tranquilidade financeira no fim da vida. No entanto, a maioria das pessoas não conseguem se planejar para o futuro. O colunista do site MarketWatch Paul Merriman lista oito razões pelas quais as pessoas não investem para a aposentadoria.

1 – Procrastinação
A procrastinação pode ser a primeira razão pelas quais as pessoas não planejam. Todos sabem algumas coisas que “deveríamos” fazer e sabemos com certeza que a faremos – quando a hora chegar. É claro que as estrelas nunca se alinham perfeitamente para algo que não queremos fazer de verdade, em primeiro lugar, afirma Merriman.

Quando chega a hora de planejar, a procrastinação é certamente irônica: todo dia que atrasamos é um a menos que não vamos nos beneficiar de qualquer plano que eventualmente venhamos a fazer.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2 – Não saber por onde começar
Faz sentido começar pelo começo, pondera o colunista. O lendário “primeiro passo” é o mais difícil em uma jornada de mil quilômetros, relata Merriman. Mas, quando se fala de planejamento financeiro, o melhor lugar para começar, as vezes, é o fim. Isso significa pensar o que você quer alcançar. Uma vívida imagem mental do sucesso que você deseja pode ser um grande motivador.

3 – Parecer futilidade
Muitas pessoas pensam que a meta é inalcançável e preferem não encarar o que acreditam ser uma dura realidade. Todos nós temos que confrontar problemas sérios na vida e “inalcançável” nunca é um fato, ao contrário, é uma conversa mental interna, uma forma de interpretar os fatos.

Outro fato irônico: se você não quer encarar o que você pode pensar como “a realidade dura” de sua situação, você nunca vai descobrir a “real” realidade dela e o que imaginou vai se tornar uma profecia extremamente correta.

Continua depois da publicidade

4 – Os prazeres da gratificação instantânea
Ficar distraído por muitas outras coisas que garantem gratificação instantânea ao invés de um pagamento incerto em uma data futura mais incerta ainda acontece com muita frequência. Você está tentando convencer seu marido ou esposa de que gastar a próxima hora se planejando para a aposentadoria e fazendo um orçamento é mais legal do que uma hora na internet, vendo televisão ou conversando com amigos? Provavelmente não, afirma Merriman.

Gratificação instantânea é sempre legal. Mas é um fato muito bem documentado que as pessoas que tem mais sucesso na vida são as que conseguem abrir mão de grandes ganhos para conseguir uma recompensa maior no futuro.

5 – Muita atribulação
Algumas pessoas veem a tarefa inteira como sendo demais, então elas não dividem o problema em partes que ficam mais simples para gerir. Se casamentos e férias precisassem ser inteiramente planejados de uma vez, a maioria das pessoas ficaria solteira e em casa.

Uma solução para isso é óbvia: comece por algum lugar. Se você está pensando em férias, primeiro pense onde quer ir ou quando quer ir e depois preencha os detalhes. Outra solução óbvia: procure ajuda. Contratar um planejador de casamentos, um agente de viagens ou um planejador financeiro. Essas pessoas sabem te colocar no caminho certo.

 6 – Pensar que é tarde demais
Se você olhar para a vida desse jeito, facilmente se convencerá de que é sempre tarde demais. Sempre há algo que você pudesse ter feito uma hora atrás ou ontem, ou até no ano passado e que poderiam fazer sua vida melhor agora.

“Tarde demais”, algumas vezes é realmente verdade. A ironia disso é que se você tiver qualquer futuro, então o “agora” rapidamente se transformará em “uma hora atrás”, “ontem” ou “ano passado”. Esse momento deve ser exatamente o momento certo para fazer o que deve – incluindo investir.

7 – Se recusar a cortar despesas
Um plano realista requer cortar custos em um estilo de vida que a maioria das pessoas gosta, um estilo de vida que elas pensam que desejam. Se esse de fato for o caso – e você não pode saber até fazer as contas – volte para o ponto numero quatro em que é comentada a “gratificação instantânea” para assim poder investir mais.

8 – Sem lenço, sem documento
Existem pessoas que acreditam que não precisam de um plano, elas têm certeza que podem ter sucesso em qualquer situação. Para a maioria das pessoas, essa é a maior razão pelas quais elas não poupam. E algumas pessoas realmente vão se dar bem na vida sem um plano, mas se você quiser colocar as possibilidades a seu favor, deixar a vida levar não vai servir.