Em relatório elogioso, Santander recomenda compra de 2 papéis do setor agro

Os analistas destacam bom desempenho operacional e resultados sólidos de companhias

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – O setor do agronegócio é um dos mais elogiados no Brasil por sua eficiência e pioneirismo. Na esteira desse pensamento, os analistas da Santander Corretora divulgaram relatório em que recomendam compra para duas empresas do setor: Cosan (CSAN3) e São Martinho (SMTO3).

Sobre a Cosan, os analistas destacam o foco da empresa em melhorar seu retorno sobre o capital empregado e a estrutura de capital. “No campo operacional, acreditamos que os alicerces do segmento de distribuição de combustíveis da Cosan Energia devem continuar sólidos em 2015, apesar da fraca atividade econômica esperada no Brasil”, afirma a corretora.

Os analistas preveem ganhos de participação de mercado da companhia, concretização de melhorias no mix de produtos e persistência da racionalidade entre as principais companhias do setor, tudo isso levando a um saudável crescimento do EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações, na sigla em inglês) da Cosan.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sobre as perspectivas para 2015, a Santander Corretora aponta a expectativa de que a Raízen Combustíveis, joint-venture entre a Cosan e a Shell, continue a gerar resultados sólidos por conta de quatro fatores principais: resiliência dos volumes de gasolina, sustentados pelo crescimento na frota de veículos passeio no Brasil; melhoria no mix de produtos; ganhos contínuos de participação de mercado; e melhorias na estratégia de crescimento de lojas de conveniência.

“O foco na redução da alavancagem (da Cosan) deve continuar, criando espaço, a nosso ver, para um possível aumento das distribuições de dividendos. Depois da conclusão da cisão de seu segmento de distribuição de gás, estimamos que a Cosan Energia poderá ter um índice de dívida líquida/EBITDA em torno de 3,0 vezes em 2015, em comparação com a meta da empresa de 2,0 a 2,5 vezes”, escreve a Santander Corretora.

O preço-alvo calculado pelos analistas para o papel para o final de 2015 é de R$ 39,00 por ação – o que totaliza um potencial de alta de 58,54% em relação ao fechamento do dia 19 de janeiro de 2015.

Continua depois da publicidade

Já a respeito da São Martinho, a instituição financeira aponta a sólida posição da empresa no setor de açúcar e etanol como uma das suas sustentações para sua opinião positiva sobre a companhia. A capacidade de entregar resultados sólidos, mesmo em condições menos favoráveis para os preços do açúcar e etanol da empresa também é elogiada.

A São Martinho “continua a ser uma referência no setor, por sua capacidade de manter disciplina de capital por meio de aquisições com valor agregado”, afirma a Santander Corretora. A expectativa para a próxima safra, de 2015-2016, é de um resultado sólido, impulsionado pela conclusão da aquisição da usina Santa Cruz, que aumentou a capacidade de moagem de cana da empresa para 20 milhões de toneladas; o aumento da capacidade de cogeração da empresa para 660 MWh; e a desvalorização do real, que deve compensar em parte a queda do preço do açúcar em dólar.

Em outro trecho do relatório, a Santander Corretora elogia a “marca registrada” da empresa: eficiência e baixos custos-caixa. A instituição destaca a conclusão do programa de investimentos e crescimento da companhia e potenciais investimentos futuros mais ligados à manutenção como pontos positivos.

Em relação ao atual cenário do etanol, os analistas ponderam que, com a queda do preço do petróleo, não há expectativa para aumentos nos preços da gasolina em 2015 e, consequentemente, há uma limitação ao preço do combustível renovável nesse ano.

O preço-alvo apresentado pela Santander Corretora para a ação da São Martinho para o final desse ano é de R$ 43,50, upside de 32,22%.