Investidora lista 5 erros que cometeu quando era iniciante e como evitá-los

Um dos erros que Tara Struyck lista é sair de um investimento na hora errada

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Começar a investir nunca é fácil. Assim como quando uma pessoa começa um jogo, um esporte ou um idioma novo, é normal cometer erros crassos ao começar a investir. Para evitar isso, a colunista Tara Struyck do site WiseBread lista cinco erros que ela cometeu ao começar a investir, mas que você pode evitar.

1 – Evitar todo e qualquer risco
Quando você vive com pouco dinheiro – como no início da carreira, seu salário se torna precioso e, assim você acaba acreditando que não tem dinheiro suficiente para arriscar e perder no mercado. A colunista afirma que, de fato, investir em coisas que você pode perder pode ser difícil para qualquer um, especialmente para quem está com o orçamento mais apertado.

Assim, Tara conta que no começo ficava em investimentos com retornos garantidos. O problema é que a segurança cobra um preço: a rentabilidade de seus investimentos era tão baixa que nem chegavam a cobrir a inflação. Ela até estava fazendo dinheiro, mas ele perdia valor com o tempo.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Isso significa que ela jogou todo seu dinheiro em ações arriscadas? Não. Mas caso você queira de fato crescer seu portfólio, e esse conselho vale especialmente para quem estar começando, você deve adicionar investimentos de maior risco. O medo de risco de Tara Struyck vem de uma falta de educação sobre investir e sobre como gerenciar isso.

2 – Ouvir o gerente do banco
Para muitos, a única exposição a uma assessoria de investimentos vem do gerente que estiver disponível no banco naquele dia. E, se você for um novato, pode ser bem fácil se sentir devendo seguir qualquer conselho que aquela pessoa vestindo uma roupa social tenha a dar. O que a colunista aprendeu é que você tem que ser muito cuidadoso sobre quem você toma conselhos.

Ela percebeu que os gerentes de seu banco estavam mais para vendedores do que para assessores de investimentos. O que ela percebeu é que eles sugeriam investimentos que não eram os melhores para ela, mas, infelizmente, demorou algum tempo até ela ter a coragem e confiança para se livrar deles – e isso custou dinheiro.

Continua depois da publicidade

Isso significa que você deve fechar seus ouvidos para todo conselho que recebe? Absolutamente não. O que você precisa aprender é a não ser intimidado por uma roupa social. Na verdade, se você realmente fez sua lição de casa, as chances são da pessoa atrás da mesa saber menos do que você. Então não sinta medo de fazer perguntas – e até questionar o conselho que recebe. Se não parece o melhor pra você, recuse.

3 – Temer a crise
Tara conta que começou a investir poucos anos antes do estouro da bolha do subprime, que envolveu o mercado em uma forte crise. Essa crise assustou a colunista, de modo que fez com que ela não quisesse comprar nada quando tudo estava barato. Grande erro.

O que ela percebeu depois é que deveria ter feito o oposto, porque uma vez que o mercado inteiro apanha, é uma boa hora para comprar uma ação de uma empresa sólida. Isso não significa que você deve jogar todas suas economias em um mercado de queda, mas, se você pode bancar, essa é a hora de comprar uma ou duas companhias lucrativas.

4 – Sair do investimento na hora errada            
A colunista conta uma história de uma ação que comprou. Era uma companhia que havia declarado falência. Era uma compra pequena – afinal a empresa era falida, e feita só porque ela acreditava na indústria que se encontrava a companhia. Ela acertou: O papel subiu forte depois de a empresa resolver seus problemas e ela vendeu tudo com uma lata de 40%.

No entanto, o marido dela decidiu manter suas ações e adivinhe? Elas continuaram subindo e sobem até hoje. Tara afirma que talvez tivesse sido melhor ter vendido apenas uma parte de suas ações para garantir o investimento inicial e ver até onde a alta iria.

5 – Se prender a um papel perdedor
A investidora conta que fez más escolhas principalmente porque tinha dinheiro para investir e não foi paciente o suficiente para esperar a escolha correta aparecer. Mas o maior erro mesmo foi o de manter essas maçãs podres esperando que elas fossem se recuperar algum dia, conta Tara.

Essa estratégia pode se parecer com estar preservando o investimento, mas não. Na realidade, o investidor está perdendo a oportunidade de comprar outra ação, que traga o retorno adequado agora. A colunista afirma que acha términos difíceis, mas, uma vez que você sabe que a ação que você comprou é ruim, é a hora de colocar algo melhor em seu portfólio.