Santander eleva recomendação para ação e espera alta de quase 60%

Os analistas afirmam que companhia oferece ao investidor exposição ao mercado global

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – A Santander Corretora divulgou relatório em que eleva a recomendação para a  Iochpe Maxion (MYPK3de “Manutenção” para “Compra” e estabelece preço-alvo para 2015 em R$ 17,50 por ação – potencial de valorização de 58,37% em relação ao fechamento do dia 15 de janeiro de 2015.

A instituição financeira acredita que a companhia oferece aos investidores exposição ao mercado automotivo global por meio de sua liderança em âmbito mundial no segmento de rodas e nas Américas em chassis. Além disso, a Iochpe Maxion também oferece aos seus investidores exposição indireta ao crescimento da infraestrutura do Brasil e de equipamentos ferroviários, de acordo com a Santander Corretora.

Um dos múltiplos da ação que mais chama a atenção dos analistas é o VF/EBITDA (Valor da Firma sobre Lucro antes de Juros, Impostos, Depreciações e Amortizações, na sigla em inglês), que deve ficar em 2015 em torno de 4,9 vezes, em torno da mínima história do papel.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em relação às perspectivas para esse ano, a projeção da Santander Corretora é de uma melhoria de 0,8 ponto percentual na margem EBITDA da Iochpe Maxion, chegando a 11,6%. Essa melhoria se dará por conta da menor volatilidade do mercado brasileiro combinada com as medidas de eficiência operacionais implementadas pela companhia em 2014.

Além disso, a expectativa dos analistas é de aumento de 90% do lucro líquido por conta do atual processo de desalavancagem da empresa, com a relação dívida líquida/EBITDA caindo de 3,6 vezes em 2014 para 3 vezes em 2015.

A instituição financeira destaca ainda que se reuniu com a direção da empresa e que ela espera expansão gradual das margens das operações na Europa em 2015 por meio de medidas de reestruturação. O grande destaque foi a Turquia, com duplicação na capacidade de alumínio e margens acima da média contra o restante da Europa.

Continua depois da publicidade

Sobre a planta de Limeira, interior de São Paulo, a direção relata que ela deve se tornar operacional ainda no quarto trimestre de 2015. “A administração acredita que a maior parte da capacidade já está contratada, pois atualmente são importadas 1 milhão de rodas. Desse volume, 30 a 40% são importadas das plantas da Iochpe no exterior”, relata a Santander Corretora.