Veja 9 livros recomendados por Warren Buffett para quem quer investir melhor

A lista foi feita com base em recomendações do Oráculo de Omaha ao longo de mais de duas décadas

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Warren Buffett, além de ser o maior investidor da história, também é conhecido por ser um leitor voraz. No início de sua carreira, ele chegava a ler até mil páginas por dia e até hoje passa cerca de 80% de seu tempo livre lendo. O colunista Drake Bear, do site Business Insiderselecionou recomendações de livros dadas pelo megainvestidor ao longo dos últimos vinte anos. 

1 – O Investidor Inteligente – Benjamin Graham
Buffett entrou em contato com o livro aos 19 anos e afirma que foi um dos momentos de maior sorte na vida dele, uma vez que deu o suporte intelectual para ele investir. “Para investir com sucesso por uma vida inteira não é necessário ter um QI estratosférico, insights de negócios raros ou informação privilegiada”, afirma Buffett.

“O que é necessário é uma base forte intelectual para tomar as decisões e habilidade de deixar as emoções de lado para não corromper essa sustentação. Esse livro precisamente garante a base correta, você precisa de disciplina emocional”, completa.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2 – Security Analysis (Análise da Securitização, em tradução livre) – Benjamin Graham
Buffett disse que “Security Analysis”, outra obra histórica de Graham, deu a ele “o mapa de investimentos que eu sigo há 57 anos”. A principal ideia do livro se baseia em: se a sua análise for suficiente, você consegue enxergar o valor de uma companhia – e ver se o mercado sabe o mesmo.

3 – Ações comuns, lucros extraordinários – Philip Fishser
O investidor Philip Fisher não moldou Buffett da mesma forma que Graham, mas ele também tem a mais alta consideração do Oráculo de Omaha. “Eu sou um ávido leitor de qualquer coisa que ‘Phil’ tenha a dizer e recomendo ele a você”, disse Buffett.

4 – Stress Test: Reflections on Financial Crises (Teste de stress: reflexões em crises financeiras, em tradução livre) – Tim Geithner
Buffett diz que o livro do antigo Secretário do Tesouro dos EUA sobre a crise financeira é uma leitura obrigatória para qualquer gestor. Muitos livros foram escritos sobre como gerenciar uma organização em tempos difíceis. Mas quase nenhum foi feito em primeira mão por um secretário de governo durante uma catástrofe econômica.

Continua depois da publicidade

5 – Os Ensaios de Warren Buffett – Warren Buffett
Se você quer entrar na cabeça de Warren Buffett, então ouça o que o mestre tem dizer. “O que pode ser mais vantajoso em um concurso de inteligência – seja de xadrez, de bridge ou de escolha de ações, do que ter oponentes que aprenderam que pensar é desperdício de energia?”, ele questiona.

6 – Jack Definitivo – Jack Welch
Em 2001, em sua carta aos acionistas, Buffett endossa o livro “Jack: straight from the gut”, que contém as memórias do executivo da GE Jack Welch, a quem Buffett descreve como “Inteligente, energético e com a mão na massa”. Conselho de Buffett: “compre um exemplar!”.

7 – “The Outsiders” (Os Forasteiros, em tradução livre) – William Thorndike Jr.
Em sua carta aos acionistas de 2012, Buffett condecora “Outsiders” como “um excelente livro sobre CEOs que primaram pela alocação de capital”. A Berkshire Hathaway ocupa um papel central no livro. Um dos capítulos é sobre o diretor Tom Murphy, que Buffett diz que é “o melhor gerente de negócios que já conheci”.

8 – “The Clash of Cultures” (O choque de culturas, em tradução livre) – John Bogle
A obra é outra recomendação da carta de 2012 de Buffett. No livro, Bogle, criador do fundo de índice do Vanguard Group, que agora gere US$ 2 trilhões em recursos, argumenta que o investimento de longo prazo foi ofuscado pela especulação de curto prazo. Ele tem recomendações como: “tempo é seu amigo, o impulso seu inimigo”.

9 – “Business Adventures: Twelve Classic Tales from the World of Wall Street” (Aventuras de negócios: doze contos clássicos sobre o mundo de Wall Street, em tradução livre) – John Brooks
Em 1991, Bill Gates perguntou a Buffett qual era seu livro favorito. Para responder, Buffett enviou ao fundador da Microsoft sua cópia pessoal de “Business Adventures”, uma coleção de histórias de Nova York por John Brooks. Gates afirma que o livro serve como lembrete de que os princípios para criar um negócio vencedor continuam constantes.