Analista prova na prática que análise gráfica funciona; carteira subiu 27% em 2014

A carteira da Walpires ficou em primeiro lugar no Ranking InfoMoney pela terceira vez no ano e segue como líder na compilação anual

Arthur Ordones

Publicidade

SÃO PAULO – A carteira da Walpires ficou em primeiro lugar no Ranking InfoMoney pela terceira vez no ano e segue como líder na compilação anual, que conta com a participação de 22 corretoras renomadas. No mês anterior, a carteira da corretora caiu apenas 0,7%, contra queda de 11,7% do Ibovespa.

Segundo Leandro Martins, economista-chefe da campeã, toda as escolhas dele são feitas por meio da análise gráfica. “É uma estratégia bem peculiar. Eu não tenho outros analistas aqui comigo, então não faço análises fundamentalistas, pois isso exige uma equipe grande. No entanto, os resultados mostram que é possível, só com análise gráfica, ter um desempenho incrível na bolsa de valores”, disse.

Para ele, a análise gráfica é uma arte. “Nos meus cursos eu explico que você pode ver duas figuras em dois papeis mas elas nunca serão iguais. Quebrar a resistência não é compra e romper suporte não é venda. Existem armadilhas. Então a análise tem que ser muito minuciosa e exige muito estudo e experiência. O mercado de bolsa é o mais difícil do mundo. Tem gente com 15, 20, 30 anos de mercado e que não consegue acertar a análise técnica”, explicou.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os papéis escolhidos por Martins que mais subiram no mês foram os da Fibria (FIBR3), com alta de 15,29%, os da Suzano (SUZB5), que valorizaram 10,44%, e os da Transmissão Paulista (TRPL4), que subiram 9,48%, em setembro.

“Muitos podem alegar que Fíbria e Suzano são papéis favorecidos pela alta do dólar, mas quando eu coloquei as recomendações, o dólar não estava subindo, ele começou a subir depois de o mês ter virado. Eu vi isso no gráfico, pois o gráfico desconta tudo. A escolha foi técnica de todos os papéis. A TRPL4 eu venho recomendando há muito tempo, pois ela tinha uns gaps pra serem preenchidos e os gráficos indicaram que ia ter um movimento de alta para preencher esses gaps. Figuras de gaps são ótimas ferramentas para analisar o preço da ação, mas também é uma arte. É difícil saber se o movimento irá andar em direção ao gap ou na direção contrária. Não tem como querer dizer que a análise gráfica é possível com qualquer leitura de livro”, explicou o especialista.

Ainda segundo ele, o mais importante é simplificar a análise. A metodologia escolhida tem que ser a mais simples do mundo. “A partir do momento que tiver experiência para conseguir simplificar a estratégia, você estará pronto para vencer na bolsa”, completou. “O segredo para saber escolher bons papeis é controlar o emocional, que é a parte mais difícil”, finalizou.