Corretora recomenda compra de Petrobras, Itaú e outras 6 ações

Os analistas reduziram o peso das ações do Itaú Unibanco e da Randon e aumentaram da Embraer e da Estácio

Arthur Ordones

Publicidade

SÃO PAULO – Os analistas da XP Investimentos divulgaram suas recomendações para o mês de outubro na bolsa brasileira. A corretora optou por realizar algumas trocas nos pesos: as ações do Itaú Unibanco (ITUB4) tiveram seu peso reduzido em 5%, assim como os papéis da Randon (RAPT4). Já os ativos da Embraer (EMBR3) e da Estácio (ESTC3) passaram a pesar 5% a mais.

Foram mantidos com o mesmo peso para esse mês os papéis da Petrobras (PETR3), da Cia Hering (HGTX3), da Cielo (CIEL3) e da BB Seguridade (BBSE3).

Mudanças
A XP reduziu o peso das ações do Itaú para adequar o portfólio, adotando uma postura mais conservadora nesse momento de extrema volatilidade pré-votação. “Com isso abrimos espaço para uma maior exposição em ativos mais descorrelacionados com o “call político”. Vale ressaltar que continuamos convictos quanto a qualidade e capacidade de geração de valor do ativo no médio/longo prazo”, disse em relatório.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No mesmo sentido de proteger o portfólio frente à alta volatilidade do próximo mês, foi reduzida também a exposição em Randon, por se tratar de um ativo menos líquido, que tende a sofrer mais com uma eventual fuga de capital da bolsa. “Ainda vemos boas perspectivas para o papel, mesmo com o cenário de curto prazo difícil, a empresa tem entregado bons níveis de rentabilidade, além de negociar a um múltiplo muito atraente”, completou.

No lugar, eles optaram por aumentar a participação de Embraer no portfólio, como forma de elevar a exposição a mercados mais desenvolvidos e com melhores perspectivas de crescimento. A corretora visou também a aproveitar a recente desvalorização expressiva da moeda brasileira, que acaba tornando os exportadores mais atraentes. Desse modo diminuíram sua exposição ao “call político”, até que as eleições sejam definidas.

Por fim, aumentaram a posição em Estácio, dada a recente desvalorização do papel, sem mudança estrutural do setor. “Continuamos com boas perspectivas para o segmento de Educação, principalmente na comparação relativa com os demais setores da economia brasileira. Outro ponto interessante é o nível de valuation que o papel atingiu depois desse fluxo de venda, proporcionando um bom potencial de upside para a ação. Esse movimento vai em linha com a postura mais defensiva que tomaremos neste mês”, finalizou.

Continua depois da publicidade

Desempenho em setembro
No nono mês do ano, a carteira da XP Investimentos caiu 12,5%, contra queda de 11,7% do Ibovespa no mesmo período.

Carteira de ações recomendadas para outubro:

Ativo Ticker Peso
Itaú Unibanco ITUB4 20%
Petrobras PETR3 15%
Hering HGTX3 8%
Embraer EMBR3 10%
Estácio ESTC3 20%
Cielo CIEL3 10%
BB Seguridade BBSE3 10%
Randon RAPT4 7%