Especialista explica como investir em meio ao caos

O conselho do especialista soa até um pouco óbvio: não faça nada

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – A situação geopolítica mundial preocupa muitos investidores, crises na Síria, na Ucrânia ou na Tailândia são apenas alguns exemplos recentes de locais no mundo em que a situação saiu de controle e chegou ao caos. Em um cenário tão incerto, muitos investidores podem se perguntar se não estamos chegando ao fim do mundo. O profissional do mercado financeiro Aaron Katsman questiona no site MarketWatch: com tantas incertezas o que os investidores deveriam fazer?

A resposta que ele dá para a questão parece óbvia: não faça nada, continue no plano de investimentos que já tinha criado. Katsman afirma que o mundo sempre foi um lugar muito perigoso e que já teve muitos clientes que tentaram operar de acordo com os movimentos políticos e antecipar movimentos. Mais de uma vez, investidores que tentaram fazer isso acabaram se dando mal, diz o profissional.

O colunista cita então o caso de Israel. Após os tumultos na região com o Hamas, seria de se esperar que a bolsa de Tel Aviv tenha caído bastante e o Novo Shekel israelense tenha se desvalorizado, certo? Errado.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A índice Tel Aviv 25 marcou alta ao longo da guerra e o Shekel se valorizou ao longo da guerra. O exato oposto daquilo que qualquer pessoa esperaria que acontecesse. Assim como em Israel, nos EUA os mercados continuaram a ganhar em face a todos esses problemas. Katsman afirma que crises de mercado geralmente acontecem sem aviso.

Pensando na aposentadoria
Para quem quer se aposentar, no entanto, o conselho é outro. O colunista afirma que essas pessoas não podem bancar perdas de 20% a 30% e assim, o pragmatismo deve prevalecer. Para esses investidores que estão entrando em um período de preservação de capital, o essencial é fazer mudanças na alocação do portfólio.

Para esses investidores o melhor é deixar o dinheiro em caixa, esperar, ter paciência e, depois reinvestir. Katsman destaca que não vê sentido em tentar lucrar em uma eventual queda do mercado, até porque, caso você erre, irá perder dinheiro.