Citi recomenda compra de Vale mesmo com cenário adverso

As exportações de minério de ferro do Brasil recuaram 9% em agosto

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – A equipe de research do Citi divulgou relatório em que recomenda compra para os ADRs (American Depositary Receipts) da Vale. No entanto, o cenário não é totalmente positivo para a companhia, uma vez que na comparação mês a mês e com o mesmo período de 2014, o Brasil exportou 9% a menos minério de ferro no mês de agosto.

“Nós ainda atribuímos a queda à variação mensal normal”, escrevem os analistas. Para a instituição financeira apenas a Vale e a mina Casa de Pedra da CSN têm atualmente logística integrada para cobrir todos os custos com o preço abaixo de US$ 90 por tonelada e ressaltam que as duas representam cerca de 90% das exportações brasileiras.

Sobre sua estratégia de investimento, os analistas afirmam que estão positivos na empresa por conta da possibilidade de o preço de longo-prazo do minério de ferro superar o consenso; as reservas da mineradora podem suportar um crescimento na produção; e a Vale ser uma empresa financeiramente segura com minas de baixo custo.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os três principais riscos listados pelos analistas para o investimento são: mudanças nos impostos e nas políticas regulatórias; volatilidade dos preços de metais; e volatilidade do real frente ao dólar.