23 ações do Ibovespa custam menos que o valor patrimonial; veja se vale a pena comprar

As ações da Petrobras são as ações que custam menos do que valem com o maior peso do Ibovespa

Arthur Ordones

Publicidade

SÃO PAULO – 23 ações entre 71 do Ibovespa, principal índice da bolsa de valores paulista, estão com um P/VPA (preço da ação dividido pelo valor patrimonial por ação) menor que 1, ou seja, elas estão baratas – com seu preço abaixo do valor patrimonial. Valores acima de 1,0 (caso das outras 48 ações do índice) indicam que os papéis estão caros.

Um P/VPA abaixo de 1,0 mostra que o papel está com um desempenho ruim e que suas ações tiveram um recente movimento de queda, no entanto, de acordo com Clodoir Vieira, economista e consultor da Compliance Comunicação, pode indicar também uma oportunidade de compra, visto que a tendência, na maioria dos casos, é que o valor da ação seja corrigido em direção ao valor da companhia, mas isso não é uma regra.

As empresas com os menores P/VPAs do índice são: MMX (MMXM3), com 0,11, Eletrobras (ELET3), com 0,16, Rossi Residencial (RSID3), com 0,24, (ELET6), com 0,26, e PDG Realty (PDGR3), com 0,42.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Além delas, outras companhias que tem uma forte participação no benchmark e que estão baratas, tendo em vista esse múltiplos, são a Petrobras (PETR3), com 0,73, a PETR4, com 0,77, e a Gerdau (GGBR4), com 0,74.

Segundo o especialista, não se pode ignorar os múltiplos, mas é importante aliar essa análise aos fundamentos da empresa. Para ele, a Petrobras, por exemplo, está barata, mas não vale a pena comprar suas ações para o longo prazo, afinal, ela irá variar muito de acordo com as pesquisas eleitorais e, portanto, deve se manter volátil nos próximos meses. “Eu não vejo os papéis da Petrobras voltando a R$ 40,00 nos próximos muitos anos, então comprar para especular e ganhar em um day trade, tudo bem, mas comprar pensando no longo prazo é furada”, completou.

“No meio dessas 23 empresas tem grandes oportunidades, principalmente porque as ações fazem parte do Ibovespa, ou seja, são muito liquidas, o que traz mais segurança ao investidor”, disse. “Mas é preciso analisar bem, pois a Eletrobras, por exemplo, sofre de uma intervenção muito forte do governo”, completou.

Continua depois da publicidade

Assim, outros fatores também tem que ser levados em consideração na hora de investir, como geração de caixa da empresa, a margem com a qual ela está trabalhando, o seu dividend yield, seu nível de endividamento e a qualidade de sua dívida.

Outras empresas com VPA atrativo
Outras empresas que estão com o VPA atrativo são: Oi (OIBR4), Usiminas (USIM3), Brookfield (BISA3), Gafisa (GFSA3), Gerdau Met (GOAU4), BR Properties (BRPR3), Even (EVEN3), Eletropaulo (ELPL4), Copel (CPLE6), Bradespar (BRAP4), Fibria (FIBR3), MRV (MRVE3), Suzano (SUZB5), Cyrela (CYRE3) e Cesp (CESP6).