Conheça os retornos mais rápidos do Ibovespa e aproveite as oportunidades para investir

A Gafisa, a Oi e o Banco do Brasil representam os três menores P/Ls (positivos) do Ibovespa

Arthur Ordones

Publicidade

SÃO PAULO – O múltiplo P/L (preço da ação dividido pelo lucro por ação) – que representa o número de anos que se levaria para reaver o capital aplicado na compra de um papel, através do recebimento do lucro gerado pela empresa, considerando que esses lucros permaneçam constantes – pode ajudar os investidores a escolher suas ações na hora de investir.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

De todas as ações do Ibovespa (73 ações de 68 empresas), principal índice da bolsa de valores, 12 estão com um P/L negativo, o que significa que essas companhias apresentaram um prejuízo líquido em seu último resultado. As outras 61 registraram lucro líquido, portanto, estão com um P/L positivo, e, quanto menor este número, mais atrativo está o ativo para os investidores.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quer saber mais sobre os termos usados no mercado financeiro? Acesse o glossário InfoMoney

Assim, o InfoMoney compilou o P/L de todas as ações do índice para descobrir quais são as que apresentam os retornos mais rápidos e os mais demorados para o investidor. Os três mais atrativos são: Gafisa (GFSA3), Oi (OIBR4) e Banco do Brasil (BBAS3).

Segundo Clodoir Vieira, economista e consultor da Compliance Comunicação, esse nunca pode ser o único fator a ser analisado, mas o P/L ajuda o investidor a ver quais ações estão atrativas, para depois ele consultar outros fatores fundamentalistas e decidir se vai ou não investir naquela empresa. “O Banco do Brasil, por exemplo, é uma ótima oportunidade pelo P/L. A empresa teve muitas intervenções do governo, mas, ao mesmo tempo, resultados muito bons, mas a longo prazo”, explicou.

Continua depois da publicidade

Já a Oi, de acordo com o especialista, apesar de estar passando por uma reestruturação, por conta de seu alto nível de endividamento, também é uma oportunidade pelo P/L, mas com cautela. “Eu diria que a Oi é um risco bom de correr. Eu apostaria nela para o longo prazo”, contou.

Confira a seguir a lista dos 10 maiores e os 10 menores P/Ls (positivos) do Ibovespa:

Os menores

Gafisa (GFSA3)
P/L: 1,89

Oi (OIBR4)
P/L: 3,62

Banco do Brasil (BBAS3)
P/L: 4,32

Even (EVEN3)
P/L: 6,28

Light (LIGT3)
P/L: 6,28

Cemig (CMIG4)
P/L: 6,45

Eletropaulo (ELPL4)
P/L: 7,41

Copel (CPLE6)
P/L: 7,84

Cyrela (CYRE3)
P/L: 7,96

MRV (MRVE3)
P/L: 8,35

Os maiores

Vale (VALE3)
P/L: 1.536,99

Vale (VALE5)
P/L: 1.392,01

ALL (ALLL3)
P/L: 438,07

BR Properties (BRPR3)
P/L: 71,27

Cosan (CSAN3)
P/L: 66,96

Anhanguera (AEDU3)
P/L: 47,32

BRF (BRFS3)
P/L: 40,07

Hypermarcas (HYPE3)
P/L: 40,04

Lojas Americanas (LAME4)
P/L: 36,51

Klabin (KLBN4)
P/L: 36,36