Gestora que cuida de R$ 29 bi mostra apostas de dividendos e small caps

Os gestores também expuseram as duas small caps que investiram em março

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – O mês de março foi  bom para os investidores na bolsa brasileira, que registrou alta em diversos setores. O IDIV, índice que abrange as ações de dividendos, valorizou 7,12%, enquanto o SMLL (índice de ações small caps) avançou 4,3%. Já o Ibovespa avançou 7,05% no terceiro mês do ano.

A equipe da asset do BNP Paribas, gestora que tem R$ 29 bilhões sob seus cuidados no Brasil, afirma que as principais contribuições positivas entre os seus investimentos em dividendos vieram do setor financeiro, com Cielo (CIEL3), BM&FBovespa (BVMF3), bancos e BB Seguridade (BBSE3). Sobre a primeira, os especialistas apontam que o resultado da companhia no quarto trimestre de 2013 foi positivo e a expectativa para o primeiro trimestre de 2014 continua forte, uma vez que há demanda consistente.

Já sobre a BM&FBovespa, o destaque para a excelente performance do papel está na melhora marginal do volume no mercado à vista e de derivativos. Em relação aos bancos, o BNP Paribas afirma que o desempenho de março está associado aos bons resultados do último trimestre do ano passado e à melhora nos spreads.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O BNP Paribas afirma ainda que fez uma troca setorial em sua carteira: venderam Energias do Brasil (ENBR3) para comprar Equatorial (EQTL3). “Gostamos da história de longo prazo da Equatorial, uma empresa de distribuição de energia (CEMAR) que conseguiu apresentar um desempenho excelente na distribuição do Maranhão, onde trabalha muito acima da eficiência regulatória. Após CEMAR, ela adquiriu do grupo Rede a distribuição do Pará que acreditamos que possa ser um caso similar”, descreve o head de renda variável, Frederico Tralli.

Por conta da preocupação com o racionamento de energia, a ação da empresa depreciou drasticamente. No entanto, a instituição acredita que esse movimento foi exagerado. Por outro lado, a forte valorização de Energias do Brasil fez com que os gestores optassem pela venda do papel.

Small Caps
Em relação ao fundo de small caps, o head de renda variável da BNP Asset  aponta que as principais contribuições positivas no mês passado foram o Banco ABC (ABCB4), que estava operando com múltiplos bem abaixo dos grades bancos; a Totvs (TOTS3), que teve uma melhoria de sua comunicação com o mercado e ajudou a performance do papel em março; e a Valid (VLID3), que teve um bom resultado no quarto trimestre de 2013 com um resultado mais forte na planta dos EUA.

Continua depois da publicidade

Os gestores decidiram aumentar a exposição nos papéis da Mills, que sofreu grande desvalorização devido ao resultado mais fraco no quarto trimestre do ano passado. “Porém, a empresa afirma que a demanda do segmento residencial voltou ao normal e deve retornar às margens históricas”, aponta o BNP.

Ainda no fundo de small caps, o BNP ressalta que adicionou as ações da Mahle Metal Leve (LEVE3). “A empresa é uma subsidiária da Mahle, e pelo fato da matriz ser uma fundação, a subsidiária brasileira remete um elevado dividendo para a empresa alemã”, destaca Tralli. “Acreditamos que a empresa possui um bom crescimento mesmo com a desaceleração da venda  de veículos justamente devido ao seu posicionamento no after market (mercado de peças vendidas ao varejo)”, continua o gestor.