Entenda como a tolerância ao risco pode influenciar seus investimentos

Geralmente, as pessoas tendem a ficar mais conservadoras conforme envelhecem

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Existem muitas publicações e pesquisas sobre como calcular a tolerância ao risco nos investimentos de forma a se planejar financeiramente. O colunista William Droms do site MarketWatch explica que um dos fatos mais consistentes sobre o tema é que a tolerância ao risco tende a diminuir com o tempo.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

Ao ficarem mais velhas, as pessoas tendem a ficar mais conservadoras, afirma. Após um bom ano no mercado de ações, pode ser uma ideia inteligente realocar os investimentos. Enquanto é da natureza humana se sentir mais arrojado após um bom ano, é melhor repensar quanto de risco o investidor está confortável em tomar.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No mínimo, mesmo que o investidor ache que a tolerância ao risco não mudou, deve usar ao menos um quarto do ano seguinte para rebalancear a alocação de recursos. Tendo em vista a tendência de aumento das taxas de juros, parece contra intuitivo comprar títulos agora, mas, segundo o colunista, esse é o poder do balanceamento, força a vender o que subiu e comprar o que está em queda.

No entanto, o colunista destaca que a realocação de recursos não deve estar limitada para ações e títulos apenas. Todas as categorias de investimentos devem ser rebalanceadas de forma a manter a alocação apropriada para tolerância ao risco do investidor.

uer saber mais sobre os termos usados no mercado financeiro? Acesse o glossário InfoMoney

Continua depois da publicidade

Caso essa tolerância mude, se o investidor está próximo da aposentadoria, deve avaliar cautelosamente sua alocação de recursos atual e determinar se elas fazem sentido com sua tolerância ao risco se de fato ela tiver diminuído com o passar dos anos.