Conheça estratégia que é sucesso nos EUA e entenda porque ela não funciona

A estratégia se baseia em comprar as maiores pagadoras de dividendos

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – A estratégias “Cães do Dow” é utilizada nos EUA e se baseia em comprar os dez papéis com maiores dividend yield do índice Dow Jones no início de cada ano. De acordo com o site Business Insider, ela foi popularizada por Michael B. O’ Higgins em 1991 e é considerada uma boa ideia de investimento para 2014 por muitos consultores financeiros. Mas Jack Hough da Barron’s acredita que essa estratégia não funciona mais.

“O cerne da estratégia é muito bom. O investimento em papéis de valor dá certo pois os investidores tendem a ser muito pessimistas em papéis que caíram muito e muito otimistas em queridinhas do mercado. Qualquer abordagem sistemática para selecionar companhias que pareçam baratas em seus fundamentos é um bom começo”, afirma o especialista.

“Da mesma forma que alguns investidores procuram por uma boa relação entre preço e lucro, quem segue a estratégia dos cães procura por altos yields. A estratégia é um pouco arbitrária, não há razão para começar em janeiro e terminar exatamente um ano após, e o Dow Jones não é exatamente um bom benchmark do mercado”, explica Hough.

Continua depois da publicidade

“A maior razão pela qual essa estratégia parece ultrapassada, no entanto, é porque ignora o fato de a maioria do caixa que as companhias retornam aos acionistas. Nos anos 1980 recompras de ações eram raras. No entanto, no último ano grandes companhias norte-americanas desembolsaram cerca de US$ 1,50 em recompras de ações para cada U$S 1,00 que gastaram em dividendos”, completa Jack Hough.