As 5 maiores ilusões dos iniciantes na bolsa de valores

Educador financeiro André Massaro afirma que não é possível esperar da renda variável a previsibilidade da renda fixa

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – O mercado acionário desperta, sem dúvida, sonhos em muitas pessoas que desejam enriquecer sem trabalhar. No entanto, ao longo dos investimentos, muitas pessoas descobrem que nem tudo é tão fácil quanto o imaginado e acabam perdendo dinheiro. Quais são as maiores ilusões do investidor iniciante?

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

Para o educador financeiro André Massaro, esperar resultados previsíveis é uma das ilusões clássicas do investidor iniciante na renda variável. “Existem pessoas que acham que é possível transformar a renda variável em renda fixa”, afirma o especialista.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outra ilusão é acreditar que longos períodos de alta tendem a se estender eternamente. Massaro cita como exemplo os anos de 2003 a 2008 na bolsa brasileira, em que se viu uma alta muito forte . “Naquela época, muitas pessoas embarcaram na bolsa pois acreditavam que iam subir eternamente”, destaca.

A chamada sorte de principiante também pode desencadear percepções incorretas nos iniciantes. “O investidor que consegue alguns acertos seguidos no começo, acredita que possui uma espécie de toque mágico e que é mais inteligente que todos”, ressalta Massaro. O educador financeiro afirma ainda que algumas pessoas ficam tão confiantes que assumem riscos que não estão preparados nesse momento.

Acreditar que é possível ficar rico facilmente é outra ilusão, uma vez que não existe enriquecimento sem trabalho e pesquisa. “Muitas pessoas acham que vão conseguir dinheiro fácil na bolsa e isso não é verdade”, diz André Massaro.

Continua depois da publicidade

Quer saber mais sobre os termos usados no mercado financeiro? Acesse o glossário InfoMoney

A última ilusão citada pelo educador financeiro é a de achar que boatos são sempre verdadeiros e se deixar levar apenas pelo que é veiculado pela mídia. “As pessoas acreditam muito em histórias, narrativas, desde boatos que se encontram no noticiário até pessoas que se dizem portadoras de informações especiais”, explica o educador.

Para evitar todos essas ilusões, o melhor que o investidor iniciante pode fazer é buscar o máximo de informações possíveis antes de investir em qualquer ação, desde relatórios recentes da empresa, até conselhos de profissionais do mercado e, especialmente, sempre ter certeza de que na renda variável, no futuro próximo, tudo pode mudar.