Aprenda a investir na bolsa com as táticas do Barcelona

Colunista do site Motley Fool compara o estilo de jogar do clube com o mundo dos investimentos

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – O Barcelona é, certamente, o time de futebol mais bem sucedido dos últimos anos. Com estrelas como Messi, Piqué, Xavi e, mais recentemente, Neymar, a equipe tem encantado o mundo com seu estilo de jogo e levado diversos títulos para casa nas últimas temporadas. Entre eles estão: duas Ligas dos Campeões da UEFA, dois Mundiais Interclubes, quatro Campeonatos Espanhóis e duas Copas do Rei da Espanha.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

Com seu estilo e sistema únicos no mundo do futebol, a maneira como o time joga pode muito bem ser aplicada ao mercado financeiro, é o que acredita o colunista do site Motley Fool Asit Sharma.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tiki-Taka
O estilo de jogo do Barcelona é constantemente chamado de “Tiki-Taka”, onomatopeia catalã semelhante ao som da bola sendo passada de um jogador para o outro com apenas um ou dois toques. Isso faz com que o time tenha um eficiente movimento de bola e faz com que haja uma divisão na posse de bola entre jogadores.

No mundo do investimento: Compre companhias que se estruturem de forma a valorizar a troca de ideias rápida e fluente

No mercado norte-americano, uma empresa que o colunista afirma que possui essa característica é o Google. Sharma cita fala de uma das vice-presidentes da companhia, Susan Wojcicki: “Dividindo tudo, você encoraja a discussão, trocas e reinterpretação de ideias, que podem levar para resultados não esperados e inovadores”.

Continua depois da publicidade

Manutenção da posse de bola
Passando a bola entre si e reduzindo os toques dos adversários, o Barcelona reduz matematicamente a chance de seus oponentes marcarem gol. Manter a bola no lado do ataque até que um matador como Messi ou Neymar passe pela defesa para marcar é a estratégia, afirma o colunista.

No mundo do investimento: Compre companhias que não desistem de seu market share facilmente

O paralelo feito pelo colunista com o mercado-norte americano é a Coca-Cola. Segundo o colunista, enquanto o crescimento de receita da companhia diminuiu nos últimos anos, a companhia registrou seu vigésimo-quinto trimestre consecutivo de aumento do market share por valor.

Quer saber mais sobre os termos usados no mercado financeiro? Acesse o glossário InfoMoney

Enquanto, estatisticamente, times que controlam mais a bola tendem a ganhar mais jogos, companhias que mantém a rentabilidade enquanto aumentam seu market share tendem a ser um ótimo investimento de longo-prazo, destaca o colunista.

A importância do triângulo
O triângulo é a unidade básica do ataque do Barcelona. Durante o jogo, três jogadores formam um triângulo e passam a bola através de passes rápidos. Isso força as outras equipes a correr mais e procurar a bola enquanto os jogadores do Barcelona gastam relativamente menos energia.

No mundo dos investimentos: Evite companhias em que os setores de negócios são organizados de forma ineficiente e procure companhias com melhor organização de segmentos

A comparação com o mercado norte-americano feita pelo colunista é com a empresa de tecnologia Oracle. A companhia se descreve operando em apenas três setores: hardware, software e serviços e, com isso, tem conseguido uma margem de lucro melhor que suas concorrentes.

Manter a linha de defesa avançada
Quando o Barcelona avança, sua linha de defesa inteira também sobe. Isso coloca muita pressão nos adversários, quando o campo fica de fato menor, enquanto o time usa todas suas outras estratégias para atacar.

No mundo dos investimentos: Invista em companhias que entendem como manter suas defesas enquanto inova em novas áreas

No mercado-norte americano, uma empresa com essa característica segundo Sharma é a Cisco Systems, do setor de telecomunicações, a qual, além de se expandir em novas áreas, nunca perde o foco em seu networking.