Melhor carteira desta semana rendeu mais de 5%; veja ranking

A carteira recomendada pela Gradual liderou o ranking da compilação das carteiras realizadas pelo InfoMoney na primeira semana de setembro

Arthur Ordones

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa (principal índice da bolsa paulista) fechou a primeira semana de setembro com alta de 7,48%, a 53.749 pontos. No ano, o benchmark, que começou 2013 com 60.952 pontos, apresenta uma perda de 11,82%, devido a um primeiro semestre inteiro de queda. No segundo semestre, uma leve recuperação amenizou a queda acumulada do índice, com elevações de 1,64% em julho e 3,68% em agosto.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

Com o desempenho do Ibovespa bem melhor que nas semanas anteriores (maior alta semanal desde outubro de 2011), a média das carteiras recomendadas por bancos e corretoras compiladas pelo InfoMoney terminou a semana no azul, com alta de 3,55%, mas com uma diferença para o benchmark de -3,93 p.p.. Dos seis portfólios analisados, todos registraram desempenho positivo na semana: Ativa, XP Investimentos, Gradual, SLW, Socopa e Concórdia.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

As melhores e piores da semana
A carteira recomendada pela Gradual liderou o ranking da compilação das carteiras realizadas pelo InfoMoney na primeira semana se setembro, com rentabilidade de 5,10% e uma diferença de -2,38 p.p. para o Ibovespa. As companhias que mais colaboraram com o desempenho bom da corretora foram: a Oi (OIBR4), a Magazine Luiza (MGLU3) e a Bematech (BEMA3), com altas de 11,58%, 8,89% e 8,50%, respectivamente.

A segunda e terceira posição ficou com a Concórdia e a Ativa, com altas de 4,93% e 3,08%, respectivamente.

Por outro lado, na pior posição da semana aparece a carteira da SLW, com rentabilidade positiva de 2,44% e uma diferença para o benchmark de -5,04 p.p.. A companhia que mais colaborou com o desempenho fraco da corretora foi a Fibria (FIBR3), com queda de 1,41%.

Continua depois da publicidade

Confira o desempenho dos portfólios na semana:

Desempenho semanal das carteiras recomendadas
Posição Banco/Corretora

Rentabilidade
1ª semana de 
setembro de 2013

Diferença sobre
o Ibovespa
Gradual +5,10% -2,38 p.p.
Concórdia +4,93% -2,55 p.p.
Ativa +3,08% -4,40 p.p.
Socopa +2,99% -4,49 p.p.
XP Investimentos +2,75% -4,73 p.p.
SLW +2,44% -5,04 p.p.

Metodologia
Para realizar o levantamento semanal, o InfoMoney utilizou carteiras de ações recomendadas para o período por seis corretoras e bancos: Ativa, XP Investimentos, Gradual, SLW, Socopa e Concórdia.

Quer saber mais sobre os termos usados no mercado financeiro? Acesse o glossário InfoMoney

Importante ainda destacar que:
1. O InfoMoney considerou a primeira publicação de cada uma destas carteiras, não levando em consideração eventuais mudanças promovidas pelas corretoras e bancos em suas carteiras recomendadas no decorrer da semana.

2. As cotações consideradas nas comparações de desempenho são as de fechamento do último dia útil de cada semana, considerando sempre a cotação ajustada em um eventual provento que ocorrer no período (dividendo, juros sobre capital próprio, subscrição, desdobramento etc).

3. A partir de setembro de 2011 passamos a adotar apenas uma carteira recomendada para cada corretora. Após informarmos as corretoras que possuíam mais de uma carteira no ranking sobre essa nova metodologia, decidimos junto com elas qual o único portfólio que seria utilizado e quais seriam excluídos.