O que 5 equipes de análise esperam da bolsa nesta semana

Veja as perspectivas dos analistas da Coinvalores, XP, SLW, Gradual e da SulAmérica Investimentos

Diego Lazzaris Borges

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa cedeu 4,19% na última semana, mesmo com boas notícias sobre a economia brasileira no período. Para os analistas da Coinvalores, a bolsa sofreu influência do PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA, que veio acima do previsto e fez com que o mercado associasse a recuperação da economia norte-americana à redução do QE3 (programa de recompra de títulos por parte do Tesouro americano). Além disso, as tensões a respeito de uma intervenção militar na Síria “pesaram fortemente no mercado de ações”, aponta a equipe da Coin.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

Para esta semana, a agenda reserva indicadores importantes e o mercado continua atento às tensões envolvendo a Síria. Veja abaixo as perspectivas para o mercado de 5 equipes diferentes de análise:

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Coinvalores
“Para essa semana, há uma agenda macro carregada, com o agravanete de feriado nos EUA na segunda e continuidade de rumores sobre a intervenção militar contra a Síria.

O que pode amenizar um pouco o astral do mercado é a agenda de dados macroeconômicos brasileiros e chineses. No Brasil, podemos destacar a produção industrial e IPCA e na China será divulgado o índice de atividade dos gerentes de compras, no que tange aos serviços e a balança comercial. A expectiva é positiva em relação a esses indicadores.

Portanto, semana em que se antevê volatilidade pela combinação desses indicadores, provavelmente positivos, contra o cenário geopolítico tenso. Cautela, mais uma vez é o melhor conselho”

Continua depois da publicidade

Equipe SulAmérica Investimentos
“Semana com agenda repleta de indicadores e eventos econômicos tanto no âmbito interno como no internacional”

(…)
“No front doméstico, destaque para a ata da reunião do Copom da semana passada, na qual a Selic foi elevada para 9,0% ao ano, como o esperado, mantendo o mesmo comunicado das decisões anteriores. Espera-se que o documento traga uma avaliação do balanço de risco entre atividade econômica enfraquecida e inflação pressionada pela desvalorização cambial recente. Essas informações serão importantes para que se possa ter uma ideia sobre a duração e intensidade do atual ciclo de aperto monetário”

 (…)

Continua depois da publicidade

“Nos Estados Unidos, o foco continuará nos dados sobre atividade econômica e seus reflexos sobre a política de estímulo monetário. A divulgação do relatório de emprego de agosto pode reforçar apostas na redução do programa de compras de ativos na próxima reunião do Fed neste mês.”

(…)

“A Bovespa permanecerá refém dos eventos externos, com destaque para os dados industriais chineses e a agenda norte-americana, em sua tentativa de recuperar os 50 mil pontos”.

Publicidade

XP Investimentos:
“Semana se inicia com um tom positivo, em que todos os agentes já estão de olho na sexta-feira por reservar a divulgação dos dados do mercado de trabalho norte-americano, estatística relevante para o FOMC ajustar os próximos passos de política monetária a ser anunciado.

China começou emitindo sinais positivos quanto ao atual momento da economia. Após uma dinâmica de decepção nos dados de atividade, os últimos dois meses trouxeram sinais de que a economia interrompeu a trajetória de desaceleração vista no início do ano e passa a apontar alguma estabilidade com chance de uma retomada cíclica na dinâmica econômica. Para o Brasil, importante monitorar as divulgações da indústria que deverão mostrar que o terceiro trimestre do ano começou com um ritmo bem mais fraco, além do resultado do IPCA de agosto e a ata da ultima reunião do COPOM, que apontará quais os próximos passos de política monetária.

Nos EUA, a semana inicia parada com o feriado tradicional do Labor’s Day e termina totalmente agitada com a divulgação de mercado de trabalho na sexta-feira. No meio do caminho, importante monitorar o indicador de atividade, ISM, assim como mais informações sobre o ambiente político de Washington, que se vê imerso em várias decisões relevantes quanto ao futuro fiscal da economia”.

Continua depois da publicidade

SLW Corretora
“A decisão do presidente Obama de deixar o congresso aprovar uma eventual intervenção na Síria afastou momentaneamente o risco de guerra no Oriente Médio. Sendo assim, as atenções irão se voltar para a agenda de indicadores econômicos. Hoje, tivemos a divulgação de dados da indústria na China e Europa, que por sinal vieram todos acima das expectativas dos agentes do mercado e levaram as bolsas de valores da Europa, Brasil e Ásia para um movimento de recuperação.

Nos EUA, por conta do feriado, as bolsas de valores não operaram hoje, mas voltam a sua normalidade amanhã. Como citamos a agenda de indicadores econômicos ganha espaço e dados importantes serão divulgados”.

Gradual 
“A semana entrante pode iniciar positivamente na 2ª. feira porque ocorrerá o ajuste para cima das ações OGXP3 depois destas terem caído 40% no fechamento da sexta-feira com a saída das mesmas do benchmark MSCI e isso também influenciará as outras ações do mercado. Já o restante dos dias deverá seguir mais “livre” influenciado pelo comportamento do dólar, juros, inflação, atividade econômica e bolsas mundiais. Continuamos acreditando no cenário do Ibovespa ultrapassar os 55 mil pontos até o fim do ano porque o novo patamar do dólar e juros já estaria precificados nas ações brasileiras e as ações estariam abaixo do valor justo”. 

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip