3 palavras muito importantes para você evitar perdas nos investimentos

Colunista do site Motley Fool afirma que o conceito mais importante que os investidores devem entender e aplicar é o de margem de segurança

Leonardo Pires Uller

Growth

Publicidade

SÃO PAULO – Em um cenário em que é difícil realizar previsões corretas no mercado, o colunista Morgan Housel, do Motley Fool, levanta a questão de como o investidor deve agir já que é impossível ter certeza de como serão os resultados das empresas em que investiu.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

Para ele, o investidor deve ter em mente três palavras: “margem de segurança“. A margem de segurança é simplesmente a distância entre as previsões dos investidores se tornarem realidade e a necessidade delas realmente acontecerem. Ou seja, todos podem tentar prever o futuro, mas a margem dá espaço para que você esteja errado. Benjamin Graham resumiu esse conceito quando disse: “O objetivo da margem de segurança é tornar a previsão desnecessária”.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quer saber mais sobre os termos usados no mercado financeiro? Acesse o glossário InfoMoney

Housel cita um exemplo de como isso pode funcionar pela afirmação de uma biógrafa de Warren Buffett, Alice Schroeder. Nos anos 1960 Buffett comprou ações de uma empresa chamada Data Documents. Ao invés de prever quanto a companhia poderia ganhar no futuro, Buffett observou os números da empresa na época e se perguntou se ele conseguiria um bom resultado mesmo se eles se deteriorassem.  “Havia uma grande margem de segurança naqueles números”, afirma Schroeder. A companhia “possuía uma margem de lucro de 36%. (Buffett) disse: ‘vou levar metade disso.’”

No final das contas, a Data Documents teve um resultado fantástico e Buffett fez uma fortuna, mas isso não é o mais importante. O que fez da companhia um ótimo investimento é que ela não precisava ter apresentado esse resultado fantástico para que Buffett tivesse feito uma boa escolha.

Continua depois da publicidade

O conceito de margem de segurança é possível, segundo Housel, porque há uma diferença entre o preço das ações e o valor daquela companhia. O investidor não deve pagar um preço alto pela possibilidade de boas notícias, ou, quando se esperam más notícias e elas já estão precificadas.

É isso que Graham quis dizer quando escreveu: “A margem de segurança sempre depende do preço pago. Pode ser grande a um preço, pequena em um preço maior, ou ainda inexistente a algum preço maior ainda”.

Por fim,  é importante lembrar que os investidores vão errar muito e que isso é parte da dinâmica de investir. Mas garantir que exista um grande espaço entre o que você acha que vai acontecer e o que pode acontecer caso você esteja errado é a única maneira de se proteger e sair vencedor no longo prazo.