4 erros que podem fazer de você um investidor ruim

Articulista do site Motley Fool reforça que antes de tentar fazer grandes investimentos é preciso evitar os principais erros

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – “Como eu posso me tornar um grande investidor” é a pergunta que muitas pessoas fazem. Mas, segundo o articulista Morgan Housel, do site Motley Fool, no começo, é mais importante entender como evitar os erros comuns para garantir performances acima do mercado. Segundo ele, os principais erros são:

1 – Falta de diversificação
Warren Buffett já disse: “diversificar é a proteção contra ignorância. Isso faz sentido se você sabe o que está fazendo”. Ao diversificar, você proteje sua carteira de fortes oscilações de um único ativo, que pode influenciar negativamente o seu portfólio.

Os pesquisadores William Goetzmann, da universidade de Yale, e Alok Kumar, da universidade do Texas, analisaram o desempenho dos porfólios de 60 mil investidores por seis anos e concluíram que as carteiras menos diversificadas performavam em média 2,40% abaixo das mais variadas.  

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na bolsa

2 – Trocar de investimento muito rapidamente
Os altos custos de trocar de investimento devem fazer as pessoas pensarem seriamente antes de realizar a troca. Os pesquisadores Terrance Odean e Brad Barber, da universidade de Berkeley, analisaram dezenas de milhares de investidores individuais e concluíram que trocar muito é perigoso para a saúde financeira.

Quer saber mais sobre os termos usados no mercado financeiro? Acesse o glossário InfoMoney

Continua depois da publicidade

Normalmente investidores costumam superestimar suas habilidades, se convencendo de que podem superar o mercado trocando ativamente quando, na verdade, eles têm poucas chances. Com o passar do tempo, investidores costumam melhorar seu desempenho na bolsa, e são justamente esses investidores que fazem menos mudanças em seus portfólios.

3 – Planejar para o longo prazo mas reagir ao curto prazo
A maioria das pessoas costuma investir para alcançar metas no futuro, como uma aposentadoria tranquila, uma casa nova ou uma viagem, mas acaba reagindo a problemas no curto prazo.

É claro que é importante estar atento aos desdobramentos de seus investimentos e entender o que acontece no mercado. No entanto, se os papéis que você comprou são confiáveis e você pensou no longo prazo, não precisa se preocupar se a bolsa teve um mês ruim ou se o seu investimento não foi tão bem na última semana. Dificilmente decisões tomadas impuslivamente vão ajudar a alcançar metas em um futuro mais distante.

4 – Fazer as perguntas erradas
Muitas vezes as pessoas se perguntam quais ações devem comprar. O que elas não pensam, no entanto, é que muitas delas não deviam comprar ações, mas sim investir em fundos, por exemplo.

Outra pergunta comum é sobre como o mercado está performando no dia, no entanto, o mais importante seria saber como isso afeta os seus investimentos no longo prazo.

Além disso, o articulista sugere que a pessoa, ao invés de pensar qual é o potencial de seus investimentos para crescer, deve se preocupar com quanto risco ainda pode suportar.

O consultor financeiro Carl Richards sugere três perguntas que os investidores devem se fazer:

– Se eu fizer essa mudança e eu estiver certo, qual será o impacto em minha vida?

– E qual vai ser o impacto se eu estiver errado?

– Eu já estive errado antes?