4 características que não podem faltar a um bom investidor da bolsa

Uma delas é ser disciplinado para poder montar uma estratégia e mantê-la durante um longo tempo

Gabriella D'Andréa

Publicidade

SÃO PAULO – Aprender como funciona o mercado de ações, entender os principais indicadores e ferramentas utilizadas, se familializar com os termos utilizados. Tudo isso sem dúvida é importante para quem pretende investir na bolsa. Mas além dos conhecimentos técnicos, para ter sucesso neste mercado, também é preciso ter algumas características de personalidade – que, em muitos casos, também podem ser adquiridas com o tempo e esforço.

Especialistas ouvidos pelo InfoMoney apontam as principais características de um investidor de sucesso:

1ª – Ser disciplinado
Realizar análises e tomar decisões são tarefas constantes na vida de qualquer investidor. E para que elas possam ser realizadas da melhor maneira possível é imprescindível ter disciplina.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“O investidor pode buscar desenvolvê-la em outras áreas que não estejam relacionadas ao dinheiro, como um esporte ou outra atividade que exija disciplina. Dessa forma, ele cria uma sensação de prioridade, o que vai refletir em sua vida financeira”, explica o educador financeiro e sócio-fundador do Dinheirama, Conrado Navarro.

Além disso, ao adquirir disciplina, o investidor consegue montar e seguir uma estratégia, o que é essencial quando se trata de ações. “O investidor que compra ações por impulso e fica mudando de estratégia no meio do caminho é aquele que mais danos causa à sua conta”, afirma o educador financeiro, André Massaro.

2ª – Ser paciente
Estudos acadêmicos já comprovaram que quanto mais resiliente é o investidor, maiores as chances dele ganhar no longo prazo. E diferentemente do que muitos pensam, o mercado de ações, assim como qualquer outra aplicação, é um investimento para um longo horizonte de tempo. Portanto, é preciso ter paciência para ver seu patrimônio crescer.

Continua depois da publicidade

“Os investidores de maior sucesso são exatamente aqueles que têm uma visão mais voltada para o longo prazo e não ficam ‘pulando de galho em galho’, tentado fugir ou tirar vantagem do ‘ruído’ do mercado”, ressalta Massaro.

3º – Ser humilde
O especialista afirma que a humildade deve fazer parte do comportamento de um bom investidor que não tenta “queimar a largada” na frente dos outros, pois eles têm a compreensão de que ganhos altos não se sustentam por muito tempo e que não existe uma “fórmula mágica” que enriqueça alguém da noite para o dia.

4º – Ser curioso e interessado
O despertar do interesse é o que faz com que os investidores procurem por novas informações, tentando compreender as mudanças do mercado e também para aprender novas estratégias com pessoas diferentes. Com essas atitudes é possível analisar o desempenho de suas ações e, caso seja necessário, mudar de posicionamento.

“Mas não adianta apenas ser curioso e não colocar em prática o que foi aprendido. É preciso conhecer estratégias, mercados e alternativas diferentes das quais você está acostumado e utilizar esses conhecimentos para compor uma carteira de maneira inteligente”, pontua Navarro.

Ao contrário do que muitos pensam, Massaro afirma que investidores de sucesso não são aqueles que estão o tempo inteiro estudando minuciosamente cada empresa, cada estratégia e cada evento econômico, mas sim os que se preocupam com seu dinheiro e buscam informações, acompanhando seus papéis com alguma frequência e realizando alterações quando necessário.

No entanto, o especialista adverte que é preciso cuidado ao ler e ouvir opiniões de terceiros. As informações devem vir de pessoas sérias e tecnicamente capacitadas para tal função “e não daqueles ‘gurus de fórum de internet’ que adoram dar dicas furadas e às vezes até querem cobrar por isso”, pontua.