6 ações que devem pagar os maiores dividendos em 2013

Em primeiro lugar na lista estão as ações ordinárias da Light (LIGT3), com previsão de distribuir 15,2% em proventos este ano

Diego Lazzaris Borges

Publicidade

SÃO PAULO – O HSBC divulgou sua lista de ações que devem pagar os maiores dividendos este ano. Em primeiro lugar na lista estão as ações ordinárias da Light (LIGT3), com previsão de distribuir 15,2% em proventos em 2013. Logo em seguida aparecem os papéis da AES Tietê (GETI4), com expectativa de um yield de 14,5%. As ações da Oi (OIBR4), com 12,4% e da Cesp (CESP6) também estão na lista.

É importante lembrar que o cálculo do dividend yield é efetuado com base na divisão do valor esperado em dividendos pelo preço da ação. Isso quer dizer que, se a ação estiver com um preço muito baixo, é natural que os dividendos pagos sejam proporcionalmente maiores. Por isso, além do valor dos dividendos, é importante analisar as perspectivas para a empresa e para o preço das ações no longo prazo.

Veja abaixo a tabela com as seis ações:

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Maiores yields estimados para 2013
Ação Código Yield (expectativa)

HSBC

Light LIGT3 15,2%
AES Tietê GETI4 14,5%
Oi OIBR4 12,4%
Cesp CESP6 12,1%
CPFL CPFE3 11,3%
Coelce COCE5 8,9%

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na bolsa

Das 6 ações que o HSBC espera que mais distribuiam rendimentos no ano, duas também fazem parte da carteira recomendada mensal do HSBC: AES Tietê e CPFL. Sobre a AES Tietê, o banco aponta que o desempenho recente das ações foi ruim, mas os analistas acreditam que o preço atual apresenta um retorno potencial atrativo.

“A AES Tietê representa uma aposta defensiva no setor de energia, com um dividend yield atrativo e não foi diretamente atingida pelas recentes medidas do governo no setor, apesar de também ter sofrido com o sentimento ruim do mercado durante os últimos meses”, diz o relatório.

Continua depois da publicidade

Os analistas apontam que a chance de racionamento de energia adiciona risco à tese de investimento, mas a equipe acredita que a probabilidade disso acontecer é pequena no curto prazo. 

 Já em relação à CPFL, o HSBC também ressalta que o desempenho recente dos papéis foi ruim, mas o preço atual e os elevados dividendos atraem. Além disso, os analistas acrescentam que, apesar das intervenções do governo no setor de energia elétrica, existe a possibilidade de uma linha de crédito emergencial do governo para as distribuidoras. “[isso] Poderá aliviar a pressão do custo de energia mais elevado (principalmente devido ao maior despacho de energia térmica)”, diz o relatório.

Oi, Light e Cesp
A Oi foi recomenda em três carteiras de dividendos para mês de março, segundo levantamento do InfoMoney. O papel também foi incluído na carteira recomendada da Gradual para esta semana. Para os analistas da corretora, a recente baixa da cotação abriu a oportunidade de reintroduzir a ação nacarteira recomendada. ” Mesmo com o resultado do 4T12 aquém das expectativas, consideramos aboa geração de caixa da empresa e o perfil de longo prazo de sua dívida financeira, com quase 60%vencendo só a partir de 2017″, diz a Gradual, em relatório.

Já a Coelce figurou em duas carteiras de dividendos para março – da Rico e Omar Camargo, além de estar na carteira moderada da SLW. Nenhuma corretora recomendou os papéis da Light e da Cesp para este mês. 

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip