“Ouro deve se manter no topo até mundo se recuperar”, diz especialista

Baixa taxa de juros combinada à alta do dólar e à inflação acelerada devem manter metal em alta

Gabriella D'Andréa

Publicidade

SÃO PAULO – Após ter ficado na posição de investimento mais rentável de 2012, pelo terceiro ano consecutivo, o ouro deve continuar em alta neste ano, conforme aponta o sócio-diretor da Tática Asset Management, Ernesto Rahmani. E a principal causa desse bom posicionamento é o atual cenário econômico de taxas de juros baixas e inflação nas alturas, tanto no Brasil como no resto do mundo.

“Esses dois fatores combinados são o caldo de cultura ideal para subir o preço de mercadorias como o ouro, que precisa de baixa atividade econômica e juro baixo”, afirma Rahmani. “E a recuperação das economias deve demorar um pouco ainda para acontecer. Muitas coisas precisam acontecer para esse ciclo em que estamos se reverter.”

Os juros baixos favorecem o ouro porque reduzem o custo de oportunidade de investir em um metal que funciona como uma reserva de valor, mas não paga juros ou dividendos. Já a inflação força investidores a buscarem proteção em ativos reais de forma a não perder poder de consumo.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outro fator que pode continuar a impulsionar a alta do preço do metal precioso nos próximos anos são os estímulos quantitativos dos governos de países ricos. O Federal Reserve (o banco central dos Estados Unidos) e os BCs da Europa e do Japão tem inundado esses mercados com liquidez por meio da recompra de títulos públicos. Esses programas de estímulos dos governos têm feito com que a base monetária se expanda, o que gera uma elevação no preço do ouro.

E no caso brasileiro, além do preço negociado no mercado internacional, o preço do metal também é balizado pelo dólar, moeda na qual ele é negociado mundialmente e que está em um patamar elevado no país. E esses dois componentes (preço no mercado internacional e câmbio) apontam para uma tendência de alta, de acordo com Rahmani.

Cenário decadente
A perspectiva dele para os próximos dois ou três anos é de que as economias permaneçam com baixa atividade e o quadro de juros baixos não se altere. Conforme já apontado pelo Fed (Federal Reserve), as taxas devem se manter em um ritmo decrescente até 2015.

Continua depois da publicidade

“Aqui no Brasil o juro real está em 1% ou 2%. E em países europeus ele está negativo. E essa situação deve se prolongar ainda por um bom tempo”, pontua o especialista. “Mas, por mais que não vejamos uma melhora em um horizonte próximo, é claro que se a economia se recuperasse o ouro cairia”, ressalta.

Portanto, a sugestão de Rahmani é não manter todos os recursos em um mesmo ativo, como o ouro, por exemplo, pois sempre há a chance de uma reviravolta. “É essencial ter um seguro (hedge), caso o cenário previsto não se concretize”, conclui. O ideal é aplicar até 10% do patrimônio em ouro para se proteger da inflação e da desvalorização do real e que esse investimento esteja descorrelacionado de outros ativos da carteira.

Formas de investir
Para aqueles que desejam investir em ouro existe mais de uma maneira de fazê-lo. Além das já conhecidas jóias, também é possível comprar através da BM&FBovespa, de empresas especializadas na entrega do metal e até mesmo no fundo de ouro da companhia Órama, o único existente no Brasil até agora.

No caso das jóias, Rahmani explica que essa não é a melhor maneira de se investir em ouro, pois sua liga é diferente das barrinhas convencionais, já que o metal utilizado para fabricar jóias precisa ser mais maleável e seu grau de pureza é menor, o que diminui seu valor quando o investidor a vende.

Já para os que decidem adquirir o metal precioso através da Bovespa, o especialista frisa que as barras de ouro ficam guardadas em um cofre da bolsa e para retirá-lo é preciso passar por todo um trâmite. Se o investidor decidir retira-las desse cofre, será preciso avaliar se não houve manuseio e algum dano nas barrinhas para conseguir vende-las.

Mas se o investidor prefere guardar o ouro consigo, é possível comprar em casas especializadas em comercializar as barras. Dessa maneira, o ouro é entregue na casa do cliente e ele se torna o responsável. E caso ele decida revender, a empresa pode recomprar, mas será feita uma avaliação para checar se não houve danos na peça.

E, por último, o fundo Órama Ouro FIM tem 80% de seu patrimônio líquido aplicado no metal negociado na BM&FBovespa, acompanhando suas oscilações no mercado, enquanto os 20% restantes podem ser aplicados em títulos públicos, contratos derivativos, operações compromissadas ou em cotas de fundos de investimento . Nesse caso, o investidor não precisa se preocupar com o metal, pois ele é de responsabilidade da gestora. No entanto, ele precisa pagar uma taxa de administração (0,60% ao ano), já que haverá profissionais cuidando de seu investimento.