Após 4 meses, Vale volta a ser a ação mais recomendada nas carteiras de janeiro

Primeiros lugares se mantiveram com Itaú Unibanco, Gerdau e Petrobras; BR Malls dispara e divide 5º lugar com Pão de Açúcar e CCR

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O fim de ano foi positivo para a bolsa brasileira, com isso, o Ibovespa encerrou o ano passado com avanço de 7,40%. Dezembro ficou marcado pela cautela quanto ao abismo fiscal norte-americano, que após uma conclusão no último dia do prazo, trouxe um pouco de ânimo para os mercados. Porém, 2013 começa com grandes dúvidas, que surgem tanto dos EUA e o impasse quanto ao teto da dívida quanto para as intervenções do governo ao longo de 2012.

Embora as preocupações sejam as mesmas, algumas coisas mudaram nas recomendações das corretoras para janeiro, principalmente na liderança das ações mais sugeridas por bancos e corretoras. Depois de dois meses na primeira posição, os papéis do Pão de Açúcar (PCAR4) caíram de 13 citações nas carteiras de dezembro para 8 em janeiro, indo para a quinta colocação no ranking, segundo levantamento feito pelo Portal InfoMoney, que contou com 28 carteiras recomendadas para este mês.

Com essa mudanças, a Vale (VALE5) voltou a figurar em primeiro lugar na compilação, passando de 11 para 13 recomendações, a companhia não liderava o ranking desde agosto de 2012, quando também teve 13 recomendações. Completam os primeiros lugares as mesmas ações de dezembro: Itaú Unibanco (ITUB4), com 10 citações, Gerdau (GGBR4), 9 votos, e Petrobras (PETR4), também com 9 recomendações.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Junto com o Pão de Açúcar, no quinto lugar, os papéis da BR Malls (BRML3) surpreenderam e subiram das 5 citações em dezembro, ganhando bastante espaço nas carteiras. Além disso, a CCR (CCRO3) manteve seus 8 votos e divide a posição com as outras duas companhias.

Vale: bom preço do minério e projetos atraentes
Com exceção de setembro, a Vale figurou sempre nos primeiros lugares entre as ações mais recomendadas no segundo semestre de 2012, porém, apenas uma vez ficou em primeiro lugar. Este novo ano começa com projeções bastante positivas para a companhia.

De acordo com a equipe de análise da Gradual Investimentos, a Vale tem apresentado um sólido desempenho econômico e financeiro, além de ter crescimento de sua produção. Nos últimos meses o cenário já era positivo, e a corretora projeta que a situação pemaneça da mesma forma nos próximos trimestres.

Continua depois da publicidade

Além disso, a corretora destaca o forte movimento de urbanização na China e em outras economias asiáticas, que mesmo diante da recessão na Europa, deve ajudar a manter a demanda por minério de ferro em um quadro de oferta apertada da commodity prevista para os próximos anos. Os analistas apontam também para os múltiplos bastante descontados da ação, que também ajudaram para a recomendação de VALE5.

Itaú Unibanco: Favorito entre as instituições financeiras
Após um período de cautela, as intituições financeiras voltam a ganhar um certo destaque entre as recomendações, com o Itaú Unibanco mantendo o posto de favorita do setor entre as carteiras. Analistas apontam para o final do ciclo de inadimplência, que deve ocorrer nos próximos meses, com a recuperação da economia e a boa qualidade mostrada pelos créditos originados mais recentemente.

Para o HSBC, as instituições financeiras representam atualmente o veículo preferido para uma aposta na recuperação da economia doméstica. A equipe de analistas vê as companhias do setor sendo negociadas bem abaixo das avaliações históricas. Ele ainda apontam a melhoria da qualidade do crédito, o controle de custos e o aumento no cross selling como destaques no último resultado do Itaú, mostrando reversão da tendência de formação de inadimplência e um controle rígido das despesas operacionais, fazendo com que os analistas esperem uma recuperação de 18% nos resultados em 2013.

Ação Recomendações
Janeiro/2013
Recomendações
Dezembro/2012 
Vale PNA 13 11
Itaú Unibanco PN 10 10
Gerdau PN 9 9
Petrobras PN 9 9
Pão de Açúcar PN 8 13
CCR ON 8 8
BR Malls ON 8 5
Ambev PN 7 7
Cosan ON 6 8
Bradesco PN 6 7
ALL ON 6 4
Suzano PNA 6 5
Anhanguera 5 3
Lojas Renner ON 5 4

Gerdau: favorecida pelo acordo nos EUA
A Gerdau, após ter um novembro de 2012 com fracas recomendações, voltou aos primeiros lugares em dezembro, e conseguiu manter neste início de ano as mesmas 9 citações no nosso ranking, mantendo o destaque entre as companhias do setor.

Para os analistas da WinTrade, as ações da companhia são beneficiadas com a elaboração do acordo para evitar o abismo fiscal nos EUA, em função da sua grande exposição ao país. Além disso, vale lembrar que os planos do governo de acelerar investimentos em infraestrutura e a proximidade da realização dos eventos esportivos no país devem beneficiar as vendas do segmento de aços longos, o qual a Gerdau está mais exposta.

Petrobras: Reajuste de combustíveis favorável em 2013
Outra companhia que está sempre figurando entre as mais recomendadas, sendo que até outubro de 2012 mantinha o primeiro lugar é a Petrobrás. Após ano complicado, aguardando o reajuste de preços nos combustíveis, a empresa vê novos rumos para 2013.

A equipe de analistas da Planner recomenda os papéis da Petrobras visando exatamente um avanço quanto ao aumento dos preços de combustíveis e vendas de ativos da companhia, projetando que já em janeiro possa ocorrer o reajuste. Para complementar, a corretora destaca o funding de investimentos da empresa, que estima vender ativos no valor de US$ 14,8 bilhões.

Metodologia InfoMoney
Ao todo, 28 carteiras de bancos e corretoras foram utilizadas para este levantamento. Os portfólios selecionados foram: Ativa, BB Investimentos, BI&P, Bradesco (2 carteiras), Citigroup, Coinvalores, Concórdia, Empiricus, Geração Futuro, Geral, Gradual, HSBC, Omar Camargo (2 carteiras), Planner, Rico, SLW (3 carteiras), Socopa, Souza Barros, TOV, Um, XP (2 carteiras), Walpires e WinTrade.

Entre todas as carteiras publicadas pela InfoMoney em janeiro, nesta compilação apenas não foram considerados os portfólios com sugestões de ações que tenham perspectiva de pagamento de proventos.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.