10 livros para você investir melhor na Bolsa de Valores

"O jeito Peter Lynch de investir" de Peter Lynch, e "O investidor inteligente" de Benjamin Graham fazem parte da lista

Gabriella D'Andréa

SÃO PAULO – Você quer se preparar para investir, mas não sabe por onde começar? O site The Motley Fool publicou uma lista com livros que são referência no assunto, tanto para quem está começando quanto para aqueles que já investem mas querem aprimorar os seus conhecimentos.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Confira a lista com 10 livros de peso que podem lhe ajudar na hora de investir. E com eles em mãos, abra uma conta gratuita na Clear, com taxa ZERO para corretagem de ações!

1 – “O jeito Peter Lynch de investir” de Peter Lynch
Em sua obra, Lynch afirma que investidores têm a mesma capacidade, através de pesquisas rápidas, de selecionar ações rentáveis. E uma forma de realizar a pesquisa é ir às lojas das respectivas empresas acionárias e testar seus produtos, caso a organização seja do ramo de varejo.

É importante que o investidor tenha a visão do consumidor para checar se o produto oferecido é de qualidade e lhe traz satisfação.

2 – “O investidor inteligente” de Benjamin Graham
Considerado pelo magnata Warren Buffett o melhor livro de investimentos, a obra de Graham ensina fundamentos básicos da análise fundamentalista que um investidor precisa saber antes de aplicar.

Para ilustrar esses conceitos, o autor utiliza relatos de eventos históricos e escreve a respeito de algumas idéias suas.

3 – “O mercado de ações ao seu alcance” de Joel Greenblatt
Greenblatt ensina aos iniciantes os princípios básicos de como investir no mercado de ações e lhes dá uma fórmula mágica fácil de ser usada e que permite comprar ações de boas empresas a preço de barganha.

Com conhecimentos aprendidos na 6ª série, Joel utiliza uma linguagem simples e engraçada para explicar o método de baixo risco para dominar o mercado.

4 – “Buffett: a formação de um capitalista americano” de Roger Lowenstein (foto)
Roger Lowenstein fala sobre a vida do magnata Warren Buffett, que acumulou a segunda maior fortuna dos EUA, perdendo apenas para Bill Gates.

Buffett iniciou seu império ainda criança, pegando bolas de golfe nos campos de Omaha, Nebraska, e revendendo-as.

5 – “O toque de Midas” de John Train
Train também aborda análise sobre os negócios de Buffett e relata o início de sua trajetória, passando ao leitor as estratégias do homem que inspira muitos investidores até hoje.

Warren Buffett se tornou célebre por suas conquistas, como quando foi alçado a primeiro membro da lista de mais ricos do mundo da Forbes ao ganhar dinheiro apenas com seus investimentos.

6 – “Ações comuns lucros extraordinários – Não Siga o Rumo da Multidão” de Philip Fisher
Um clássico da área de investimentos em ações, o livro de Fisher oferece uma boa compreensão do mercado acionário e explora técnicas de avaliação para que haja um maior envolvimento entre o investidor e seu investimento.

Para isso, o autor elabora uma lista com 15 pontos considerados fundamentais na hora de escolher bons investimentos na bolsa.

7 – “O dilema da inovação” de Clayton Christensen
Este não é um livro de investimentos em si. Mas as descobertas do autor servem de crítica para os investidores. Christensen demonstra em sua obra por que muitas empresas consideradas boas e corretas costumam fracassar e como evitar que isso ocorra.

Sendo assim, ele apresenta princípios para ajudar os administradores a tomar decisões que, a princípio, podem parecer ruins, como quando investir no desenvolvimento de produtos com menor desempenho.

8 – “O homem mais rico da Babilônia” de George S. Clason
Através de parábolas da antiga Babilônia, Clason consegue demonstrar como pessoas comuns construíram uma das civilizações mais ricas do mundo.

O autor faz isso com ensinamentos simples que mostram ao investidor como acumular riqueza e solucionar problemas financeiros.

9 – “Filosofias de investimento” de Aswath Damodaran
Grande referência em análise fundamentalista, Damodaran fala também sobre outros assuntos e estratégias de investimento, usando como base técnicas de grandes investidores do mercado.

10 – “Investimentos: os segredos de George Soros e Warren Buffett” de Mark Tier
Analisando dois perfis de investimentos completamente diferentes, Tier achou hábitos em comum dessas duas figuras e traçou uma lista com 23 comportamentos que tanto Buffett como Soros possuem e que pode auxiliar outros investidores a obter sucesso.

A Clear oferece o jeito mais fácil para você começar a investir na Bolsa: com taxa ZERO para corretagem de ações. Abra sua conta – é de graça!